Beleza, quer fazer o seu Rap? Daora, mas porque não pega sample do Brasil? No Selecta de hoje vamos acabar com esse papo de que ninguém samplea música BR, trazendo uma pequena seleção de 5 (grandes) Raps com sample de músicas de terras tupiniquins!
Let It Go (G-Unit) + Preciso Me Encontrar (Cartola)
Abrindo nossa lista: “Let It Go”, do grupo G-Unit! A faixa “Preciso Me Encontrar” foi usada por Don Cannon e trouxe à batida um clima bem agressivo e ao mesmo tempo cadenciado, usando colagens do violão e voz de Cartola.
O resultado é um beat com a alma do Gangsta Rap e uma pitada bem brasileira malandreada.
The Art of Getting Jumped (De La Soul) + A Dor é Curta e o Nome Comprido (Odair Cabeça de Poeta & Grupo Capote)
Mostrando versatilidade de pesquisa, a faixa “The Art of Getting Jumped” do De La Soul aparece nessa lista. A faixa conta com um sample de “A Dor é Curta e o Nome Comprido”.
Um forró bem Brasil chamou a atenção do trio de NY que não pensou duas vezes em misturar bumbo, caixa e scratches criando algo único.
Thank You (Jay-Z) + Ele e Ela (Marcos Valle)
Segunda faixa do álbum “The Blueprint 3”, “Thank You” do rapper Jay-Z se rende a Marcos Valle em “Ele e Ela” e cria mais uma ponte entre Rap e MPB.
Assinada por Kanye West e NO I.D, a produção da música usa das linhas melódicas, dos metais e piano de Valle pra criar uma celebration song, onde Mr. Carter lança versos sobre o sucesso da sua caminhada.
Positivity (The Black Eyed Peas) + Cinco Minutos (Jorge Ben Jor)
Hoje já é mais que notória a admiração do grupo The Black Eyed Peas pelas música BR. Em 97 não era diferente. No álbum de estreia, a faixa “Positivity” contou com sample de “Cinco Minutos” de Jorge Ben Jor.
Produzida por will.i.am, a faixa é quase um dueto entre Jorge Ben e o grupo. As rimas casadas com os violões de Jorge e uma bateria bem Boombap parecem terem sido feitos um para o outro.
Runnin’ (The Pharcyde) + Saudade Vem Correndo (Luiz Bonfá)
Fechando nossa lista, o talento de J Dilla! A faixa “Runnin'” do grupo The Pharcyde é um clássico nos PAs e fones dos amantes de Hip-Hop.
Para a construção dessa faixa, Dilla soma às linhas de violão de Luiz Bonfá uma bateria bem seca e swingada, pra dar vida a uma música atemporal e que marca sua carreira até hoje.
Tá aí mais um Selecta pra geral debater! Conhecia essas faixas? Faltou alguma grande obra com sample de música BR? Dá o papo pra gente incluir na próxima edição desse Selecta!