No dia 15 de setembro aconteceu o DMC Brazil Awards no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Pra quem não sabe, o DMC (Disco Mix Club) é a maior competição de DJs em turntablismo do mundo.
Para quem quer se aprofundar, temos uma matéria completa falando sobre o campeonato no link abaixo:
E o DMC Brazil Awards é uma premiação que ocorre no nosso país desde 2016, visando homenagear DJs e fomentadores da cultura dos toca-discos e festas.
Nesta edição de 2022 o evento foi apresentado por Rooneyoyo e Vitória Albanese, que abriram a festa explicando a importância dos DJs, tanto dentro da cultura Hip-Hop, como na música em geral. A energia no teatro estava surreal, pois a nata dos DJs do Brasil estava presente.
Os homenageados da noite foram DJs, equipes de baile e pessoas que de alguma forma contribuíram com a cultura. DJ Shinpa, atual campeão brasileiro que irá representar o Brasil no campeonato mundial, foi um dos DJs homenageados.
A jornalista, DJ e autora do livro “Todo DJ Já Sambou”, Claudia Assef, recebeu uma homenagem no palco e agradeceu às DJs por roubarem a cena, tais como, DJ Miria Alves , DJ Vivian Marques, DJ Tati Laser, DJ Cinara (premiadas na noite também) e DJ Lisa Bueno, que fez uma performance. Claudia agradeceu também aos DJs pioneiros do Brasil, Claudia Abreu (que não está mais entre nós) e o Sr. Oswaldo, que estava sentado logo à frente na premiação.
Outro momento bem emocionante foram os líderes das equipes de baile dos anos 80 sendo saudados também. Luizão da Chic Show contou um algumas histórias desavenças engraçadas com outras equipes e agradeceu a todas elas.
Carlos Kaskatas, contou que foi o responsável por apresentar o vinil do Tim Maia ao Easy Lee, DJ do Kool Moe Dee, em sua vinda ao Brasil nos anos 80 (História inédita de Carlinhos). Lembrando que foi vendo essa apresentação, que o mestre KL Jay decidiu viver da arte dos toca-discos.
As equipes atuais de baile, Discopédia (DJ DanDan, DJ Marco e DJ Nyack) e Sintonia (KL Jay, DJ Ajamu, DJ Will e DJ Marco), também foram homenageadas. A primeira completando dez anos e a segunda, vinte anos de (r)existência.
O lendário DJ MC Jack performou a rotina do DMC de 96/97 pela primeira vez depois de todos esses anos. E com muito carisma agradeceu a todos fazendo brincadeiras.
Por mais que o DMC seja um evento para DJs, ocorreram também apresentações de dança e shows de grupos de Rap e rappers solo também. Tivemos veteranos, como, por exemplo, a Stefanie e o DJ Nato_PK e representantes da nova geração, como Cacique.
No vídeo abaixo do DJ Willinha, você pode acompanhar os melhores momentos dessa noite inesquecível!
Confira abaixo a relação de todos os homenageados e as apresentações do DMC Brazil:
Apresentações de grupos, rappers e dançarinos
Pocket Show:
- Pancho Trackman e DJ Dablyo
- Kuryña G-Funk e André Barbosa
- Quad Lab
- Stefanie e DJ Nato_PK
- Donatinho
- Cacique
- Madmen’s Clan
- The Funk’s Man & Magic Five
- Churcks
- Oz Guarani & Tuka MC
DJs:
- DJ Groovy
- 7″$in’DJs
- DJ Shinpa
- DJ Subrinho
- DJ Lisa Bueno
- DJ Head Garcia
- DJ MC Jack
- DJ Erick Jay
Homenageados pelo DMC Awards
- Chic Show (Luizão)
- Claudia Assef
- Kaskatas (Carlinhos K)
- DJ Ban
- DJ Cinara
- DJ Tati Laser
- DJ Nedu Lopes
- DJ Vivian Marques
- Circuit Power (Armando Martins)
- Toco (Vadão, Cadico, Ricardo Crunfli)
- Sintonia (DJs Will, Ajamu e KL Jay)
- Ney Gringos
- Madame Satã (Gê Rodrigues)
- DJ Miria Alves
- Discopédia (DJs Marco, Nyack e DanDan)
- Clã da Leste (DJ Erick Jay, DJ RM, DJ Zulu e DJ Soares)
Ano que vem tem mais! Valeu, DMC!