#18 – GIRO Kalamidade

Chuva de Drill, belos trabalhos visuais nos clipes, produções de destaque, e muito mais na edição 18 do GIRO Kalamidade

Edição 18 do GIRO Kalamidade no ar! O nosso espaço dedicado a levar vocês em um rolê pelas melhores novidades e lançamentos do Hip-Hop nacional que chegaram no nosso radar na última quinzena.

Nessa edição temos uma chuva de Drill com vários ótimos lançamentos, além de belos trabalhos visuais nos videoclipes, produções de grande destaque e uma importante campanha de financiamento coletivo.

Os lançamentos de hoje trazem sonoridades que exploram com força o Drill, cada um com sua identidade própria, inclusive se unindo à musicalidade afro-brasileira misturando umbanda, percussão de carnaval, Samba e Funk.

Então vem com a gente dar esse GIRO e pra conferir todas as novidades e lançamentos!

Grupo Síganus e Jay-Gueto misturam UK e musicalidade afro-brasileira em “Samba Drill”

O grupo musical Síganus de Porto Alegre (RS) lançou “Samba Drill”, a primeira faixa do seu novo EP “BECO”, apresentando um audiovisual focado na cultura brasileira.

A faixa apresenta a nova identidade do grupo, unificando as características batidas aceleradas do UK Drill junto aos instrumentais presentes na musicalidade da cultura afro-brasileira, misturando umbanda, percussão de carnaval, Samba e Funk. O principal objetivo é enaltecer o Samba, a dança e o futebol através da perspectiva periférica.

“Samba Drill” busca abrir portas para o grupo exaltando as crenças, confiança e autoestima de jovens pretos e periféricos. Com as vozes dos MCs Felipe Deds e DaNova, a música conta com a participação especial do intérprete de carnaval da S.B.C. Bambas da Orgia, Fabio Ananias. A produção, mixagem e masterização foram realizadas por Jay-Gueto, CEO da gravadora independente GuetoAnonimato Records.

A faixa foi lançada junto a um audiovisual realizado pela produtora Granja Films.

Assista o clipe de “Samba Drill”:

A’DRY e Beats By GorJah lançam single e clipe “DRYLL”

A rapper e compositora A’DRY lançou, no dia do seu aniversário, o clipe do seu mais recente single “DRYLL”, com produção musical de Beats By GorJah.

O nome vem da junção do nome da artista com o subgênero no qual ela está apostando recentemente. Para a produção musical e finalização (@prod.ader), A’DRY trouxe artistas que juntamente com ela fazem parte do coletivo BRADRILL.

Já o audiovisual foi assinado por @negrovalt.prod, reproduzindo cenas de ação marcantes e trazendo forte a estética do movimento Drill. A música está disponível em todas as plataformas digitais, e o clipe no YouTube.

Assista o clipe de “DRYLL”:

UH! Manas TV lança campanha de financiamento coletivo

Ilustração: Maravilha

O Coletivo UH! Manas TV lançou uma campanha de financiamento coletivo para levantar fundos, que permitirão que as ações afirmativas realizadas pelo coletivo possam continuar acontecendo, e que as profissionais envolvidas ao longo desse primeiro ano de atividades recebam uma remuneração simbólica pelos trabalhos realizados.

O objetivo da campanha é alcançar recursos que possibilitem a manutenção das atividades do coletivo, assim como o vínculo das DJs, beatmakers, produtoras culturais, designers, criadoras de conteúdo, videomakers, ilustradoras, produtoras executivas e produtoras técnicas envolvidas no cotidiano da UH! Manas TV.

Ilustração: Maravilha | Arte: Juliana Gil

Formado, idealizado e produzido 100% por mulheres, UH! Manas TV é um coletivo colaborativo e deliberativo, que busca equidade de gênero no setor musical, mobilizando forças e agentes do mercado para aumentar a presença de mulheres nos line-ups de festas e festivais.

Operando desde julho de 2020 com programação diária na Twitch, plataforma dedicada às transmissões ao vivo, o coletivo oferece em sua grade, de maneira totalmente gratuita, ao menos 05 horas diárias de conteúdo audiovisual, incluindo discotecagens, apresentações musicais, debates, exibição de filmes e conversas com profissionais ao vivo. Ao longo de um ano, colocou no ar mais de 1.700 horas de transmissão, mobilizando aproximadamente 150 profissionais do mercado da música.

Essa movimentação inovadora foi responsável pela indicação à categoria Inovação na Web no prêmio WME, um dos eventos mais importantes da música voltado para o mercado feminino brasileiro, o Women’s Music Event. Além disso, o coletivo também foi indicado na categoria Projeto do Ano, na edição de 2021 da SIM São Paulo (Semana Internacional de Música de São Paulo), um dos mais relevantes prêmios da indústria da música na América Latina.

Contribua com a campanha da UH! Manas TV em: https://nova.kickante.com.br/financiamento-coletivo/fortaleca-a-uh-manas-tv-a-luta-das-mulheres-muda-o-mundo

Projeto Drill Session apresenta artistas independentes e periféricos

Foto: Gabriel Malheiros e Ste Oliveira, produtores que criaram o Drill Session

A Drill Session foi criada pelos produtores e casal Ste Oliveira e Gabriel Malheiros, no intuito de apresentar a produtora Malheiros Ph Rec ao cenário underground junto com artistas independentes e periféricos. O projeto parte da ideia de que é possível fazer arte com acessibilidade para o máximo de pessoas possíveis e que conexões podem render bons frutos em situações onde fazer acontecer é o lema principal.

O projeto intitulado Drill Session caminha para o 8º episódio. A primeira temporada começou em janeiro, com a participação de Lincoln MC. Na ocasião, o artista apresentou a faixa “Caminhos Abertos”, que conta com beat dele próprio e produção do Home Grow Record Studio. Até aqui, sete nomes já passaram pelas lentes do projeto.

Alguns nomes participaram do primeiro projeto audiovisual da vida na Drill Session. Isso é gratificante. Apesar dos números serem tímidos e ainda ser um projeto na busca por mais notoriedade, ficamos felizes em ver quem participa emocionado com o resultado de uma parada que pode marcar o começo de muita coisa boa para alguém,

contam Gabriel e Ste

Além de Lincoln MC, já se apresentaram na Drill Session os seguintes nomes: MX, em “Favela High Tech” (Beat do Lincoln MC); Chocolate da Provi, em “Cria da Provi” (Beat C3 Thug); STE7, em “Loba Solitária” (Beat Lincoln MC); QT Zack, em “R10” (Beat CL Fez o Beat); DGneral, em “Grana e Corrente” (Beat Thisam); e Feijaca, em “Suavin” (Beat Thisam).

O convidado de agosto é CL Fez o Beat. Morador da Baixada Fluminense, o artista não só compõe beats, como também canta, faz mix/master, produz, enfim… cria de verdade! A track que marcará o 8º episódio do projeto conta com produção musical assinada por CL do início ao fim.

Pelo lado visual, Gabriel Malheiros dirige junto a Ste Oliveira, assinando juntos também capas e fotografia still.

Inscrições para os próximos episódios podem ser feitas através do e-mail: malheirosphrec@gmail.com. A primeira temporada termina em dezembro.

Iuri Mesan lança single e clipe “Mil Fotos” com produção de Badaion

“Mil Fotos” é o mais recente lançamento do artista Iuri Mesan juntamente com o produtor musical Badaion, ambos da periferia do Rio de Janeiro.

Iuri, que já vem apresentando seus trabalhos de forma consistente, nos presenteia com uma composição rica em melodia e harmonias muito presentes no R&B e no NeoSoul. Com toda a complexidade de uma boa produção musical, Badaion deixa sua assinatura e consolida ainda mais a música como um trabalho colaborativo de alta qualidade.

Iuri carrega e expressa suas raízes musicais, principalmente a música negra, através de notas bem executadas. O single desenvolve uma história romântica sobre uma relação formada de afetos e lembranças, caracterizadas pelos registros fotográficos feitos durante momentos da relação. O estilo da música se enquadra entre o R&B e o Pop Nacional.

Iuri Mesan se prepara para seu projeto individual, um EP que reúne músicas mostrando mais da sua personalidade artística como cantor e produtor.

Assista o clipe de “Mil Fotos”:

Matheus Caettano e Blakbone lançam single “Imperfeições” com videoclipe

Após “Neon”, EP de cinco faixas lançado por Matheus Caettano em abril, o artista residente da zona norte de São Paulo apresenta seu novo trabalho repleto de qualidade.

O novo single do artista “Imperfeições” chega acompanhado de um videoclipe dirigido por Alef Santz, com produção do Blakbone. A faixa traz uma guitarra carregada de emoções gravada por Lucas Berna, em uma música repleta de sentimentos, que busca emocionar e motivar todos aqueles que estão em busca de um sonho, independente de qualquer barreira.

Assista o clipe de “Imperfeições”:

“A estigma” une Anthony Stifler, Boa Morte, John Kafir e Shaft no beat do Dactes

“Cypher LOKAMA – A Estigma” é um projeto idealizado pelo artista Anthony Stifler, visando relatar a vida e as dores de quem convive diariamente nos becos e vielas da capital baiana.

No instrumental do Dactes com participação de John Kafir, Shaft e Boa Morte (além do próprio Stifler) o projeto vem ao mundo relatando vivências, visões e verdades em cima de um Boombap sujo, no melhor estilo Rap Oldschool. Como diz o refrão:

Somos fortes, cansados de ser fortes

A música debate o racismo presente em nossa sociedade, o governo, o sistema e todas mazelas que atingem quem não tem suporte. O clipe foi gravado inteiramente no bairro de Cosme de Farias e conta com produção de Iago, e fotos por Gabriel Xavier.

Assista o clipe de “A Estigma”:

Milindra, Briza e S.O.S Waldir lançam “De Freestyle Para ZN”

Diretamente de Florianópolis os MCs Milindra e Briza lançaram o single “De Freestyle Para ZN”, no instrumental do S.O.S. Waldir.

A faixa foi feita em meio à pandemia e a crise na saúde pública. No início da quarentena, o Milindra apresentou o instrumental do S.O.S. Waldir para o MC Briza. Na sequência as ideias ganharam forma com a criação da letra entre os artistas, falando dos problemas que assolam a cidade e que sempre são acobertados pela vista grossa de grande parte da mídia e dos locais que detém o poder aquisitivo.

A letra viaja entre a truculência da polícia contra eventos culturais e expressões artísticas e o descaso das autoridades contra a luta cotidiana pela sobrevivência dos movimentos e expressões culturais, como vemos representados na rua em si.

Frisando a vivência do que se passa no cotidiano de quem vive em Florianópolis em um Boombap clássico, a ideia foi gravada, mixada e masterizada pelo Quavase e conta com um clipe de Sara Arias, além das fotos da R.U.A Produção Fotográfica.

Assista o clipe de “De Freestyle Para ZN”:

Dupla Fat Cool Guys e Badaion lançam Drill “Pia na Party”

A dupla Fat Cool Guys mostra a força do interior do RJ no cenário do Rap independente com o lançamento do single “Pia na Party”, em mais um beat do Badaion.

Nas linhas, o grupo se afasta das referências londrinas e top boys, tornando-se literais em versos que vão além de um rolê típico de Unamar (RJ). “Pia na Party” expõe as ambições da Fat Cool Guys e traduz o aprendizado tardio de que para fora do eixo carioca-paulista, o Rap vem tomando corpo, força, e transformando a cena musical da região.

Em quesitos técnicos, o single pode ser visto com um dos mais harmônicos da dupla. O beatmaker carioca Badaion foi convidado para compor o beat e o arranjo, que é carregado por influências de Drill. A melodia foi refinada para conversar mais com a letra do que o próprio drop; o refrão fantasma “joga pra Fat, pia na party” traz o resultado dinâmico disso.

O single teve por trás uma produção ainda mais rebuscada. Pela primeira vez, o trabalho vem acompanhado de um visualizer com autoria de Thomas Loran. Na distribuição, a produção criativa e assessoria Faizá Ent também colou junto para apoiar as demandas de marketing e mídias. O intuito do investimento em outros profissionais independentes é provar que o underground pode se fortalecer, e ter trabalhos apresentados da maneira correta se houver organização e comprometimento.

Assista o visualizer de “Pia na Party”:

E essas foram as novidades e lançamentos da última quinzena.

Quer trazer o seu trampo para o GIRO Kalamidade? Envie um e-mail com um release sobre o seu trabalho para: contato.kalamidade@gmail.com. Nossa linha editorial foca naqueles que nem sempre brilham com o mic nas mãos, como DJs, produtores musicais e audiovisuais, beatmakers, designers, fotógrafos, etc.

Monte um material com as informações sobre o que você quer anunciar: quem você é, o que está lançando, quando, onde, como e por quê. Mande também fotos para divulgação! Quanto mais detalhes nossos editores tiverem, mais rico será o nosso conteúdo.

Até o próximo GIRO!

%d blogueiros gostam disto: