#15 – GIRO Kalamidade

Videoclipes, singles e um evento que traz o protagonismo de artistas do Rap da Baixada Fluminense estão no GIRO de hoje!

Chegamos ao 15º GIRO Kalamidade, este espaço reservado para levar vocês em um rolê pelas melhores novidades e lançamentos do Hip-Hop nacional que chegaram no nosso radar na última quinzena.

Nessa edição destacamos um evento que traz o protagonismo de artistas do Rap da Baixada Fluminense, além de lindos videoclipes com grandes produções e aqueles singles especiais que vão tomar os seus fones.

Os lançamentos de hoje trazem sonoridades que exploram o R&B, Trap, Lo-Fi, Drill, Grime e Afrobeat. Então chega junto pra conferir e curtir todas essas novidades!

Kélanie lança videoclipe de single “Pulando” produzido por Zá

Capa: Jess Vieira

Com instrumentais da produtora , a multiartista paulista Kélanie apresenta ao público seu single “Pulando”, o primeiro de uma série de quatro lançamentos independentes previstos para 2021.

Com forte influência de R&B e um flerte com o Pop, a lovesong traz a voz de Kélanie acompanhada por mixagem 8D, uma técnica usada para deixar o som imersivo, ocupando o espaço e se movimentando ao redor, mesmo com fones de ouvido.

O single foi lançado junto a um videoclipe roteirizado e dirigido pela própria Kélanie, que traz uma narrativa indígena da origem do povo sateré mawé, com a origem do guaraná, que vem da força de uma mulher que enterra seu filho e dos olhos do menino nasce a planta do guaraná.

Veja o clipe de “Pulando”:

Terceira edição do Leopoldina Hip Hop em 2021

DJ Jacquelone / Foto: Lucas Gouvea

No mês de junho foi ao ar o LH2 CirculAção BXD, a terceira edição do Leopoldina Hip Hop em 2021 no formato virtual. Jacquelone, Athena BXD e Marcão Baixada mostraram seus talentos no palco da Areninha Gilberto Gil em Realengo.

Encerrando a temporada 2021 do CirculAção, o Leopoldina Hip Hop trouxe no line up artistas residentes de municípios da Baixada Fluminense. Um marco para o projeto que nasceu na Penha Circular, a partir da necessidade de fomentar a cena do Rap e da cultura Hip-Hop das favelas e periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em espaços culturais.

A Baixada Fluminense revela diversos talentos na música Rap e sempre foi uma referência pra nós enquanto cena cultural,

afirma Nyl MC, um dos idealizadores do LH2.

Para Marcão Baixada, esse olhar do Leopoldina Hip Hop para a cena da Baixada Fluminense tem uma grande importância.

A gente tá sempre discutindo sobre a descentralização do cenário artístico, que tudo acaba ficando no eixo centro/zona sul. Hoje isso tá bem democrático, mas a Baixada ainda fica de lado quando se fala do dinheiro gerado no mercado da música,

afirma Marcão Baixada.

Assista a última edição do ano do LH2 CirculAção BXD:

Produtores Suefleids e Brunoso lançam single “33 e 33”

Capa: @humvn0

O produtor musical maranhense Suefleids lançou o seu single de estreia “33 e 33” em parceria com o produtor Brunoso.

Ambientada em uma atmosfera com elementos experimentais, a faixa explora características do Lo-Fi com ruídos, texturas e influências de J-Dilla, Nujabes, JPEGMAFIA e Clams Casino.

A identidade visual ficou por conta de Saulo “Humvno”, que desenvolveu uma arte do zero a partir do conceito da música apresentado pelos produtores.

Ouça “33 e 33”:

VUTO e Zepeto lançam single “22 a Queima Roupa”

Foto: Edgar Azevedo

O rapper baiano VUTO se reuniu com o produtor Zepeto para o lançamento do single “22 a Queima Roupa”. Marcando o retorno de VUTO à música, após um ano de pausa em busca de uma nova perspectiva, o single traz a perspectiva de um jovem negro soteropolitano que, apesar do caminho traçado pelo racismo, chegou aos 22 anos mais forte e acolhido.

Esse single é uma celebração à vida, à quebra das estatísticas, tendo em mente que assassinatos de homens e mulheres negras cresceram 11,5% em 10 anos, segundo O Atlas da Violência. A letra fala sobre a fuga dessa realidade, que se torna a minha arte. Além da força de vontade que me inspira, que vem dos verdadeiros laços afetivos que sempre estiveram comigo,

pontua VUTO.

Ouça “22 a Queima Roupa”:

“Fuso-Horário” de sódan, Isrobro e gvtx ganha clipe

Foto: Kamila Nostt

“Fuso-Horário”, é a segunda faixa do EP “Crise da Meia-Noite” do artista sódan, com participação de Isrobro e produção musical de gvtx, uma canção permeada de cores e vida, que expressa a passagem do tempo lento e veloz, na mesma medida.

A faixa narra momentos da vida dos artistas e observações nem sempre explícitas que fazem sobre o cotidiano, e ganha o audiovisual perfeito para mostrar melhor do que se trata. O videoclipe feito por Ana Tudela e Fran Hurtado faz jus ao que é proposto, não só pela track, mas por todo o conceito do EP do artista.

A batida do gvtx serve como cola para unir tudo presente na canção. É um som para os apreciadores de ritmo e poesia, e um curta-metragem para os amantes de cinema.

Assista o videoclipe de “Fuso-Horário”:

Yankel 74, John Kafir, Tas e MavisOnBeat lançam Drill “Blusa de Time”

Composta por quatro artistas negros e periféricos de Salvador, Yankel 74, John Kafir e Tas nas vozes, e MavisOnBeat assinando o instrumental, a faixa “Blusa de Time” valoriza a estética trazida nas comunidades e favelas do Brasil que ainda hoje é muito marginalizada.

Com patrocínio da loja ZN Sport’s a faixa segue a nova tendência do Drill com forte influência de artistas como LEALL e o projeto Brasil Grime Show. O intuito principal do lançamento é valorizar a cultura periférica, dar o devido destaque ao lifestyle presente em Salvador e servir como motivo de orgulho para quem escuta e se identifica.

Com clipe por Iago e fotos por ALIEN FOTOGRAFIA, o projeto vem ao mundo valorizando a beleza negra, elevando a autoestima de quem é favelado e com um audiovisual de muita qualidade.

Assista o clipe de “Blusa de Time”:

DJ Nato PK lança single “Ânimo”

Foto: Reprodução Instagram

É do conhecimento de todo mundo que músicas são um mar de sentimentos. Não diferente disso, o mais novo lançamento do DJ Nato PK carrega um carinho imensurável. Palavra usada por Tatiane, companheira de Nato falecida por complicações do câncer em 2017, “Ânimo” dá nome à faixa e concretiza uma linda homenagem à essa pessoa que deixou e deixa saudades.

O processo de construção dela começou naquele ano com um sample de “Veja (Margarida)” em versão cantada por Marcelo Jeneci. Quase quatro anos depois, em um contato com Bruno Dupre, o DJ e produtor pediu ao amigo que tocasse uma guitarra pro beat. Isso foi a cereja do bolo.

Ouvindo o beat é possível sentir o que já nos é passado no título. É como se injetássemos uma dose de energia para seguir em frente sem esquecer das memórias do passado.

A produção é o primeiro lançamento solo 100% instrumental de Nato. Além de Bruno, a faixa também conta com synths de Vinicius Sampaio, e foi mixada por DJ Duh e masterizada por Master San na Mobile Audio Pro.

A capa foi criada cuidadosa e detalhadamente por NUMA, ilustrando de forma belíssima o que Nato quis transparecer com a faixa.

Ouça o single “Ânimo”:

MC e beatmaker Badaion lança single “CRIME”

Foto: Gabriel Inácio

Diretamente do Morro do Urubu na zona Norte do Rio de Janeiro, o MC e beatmaker Badaion chega com um novo lançamento, misturando Afrobeat e Grime no single “CRIME”.

Integrante do coletivo de artistas nyAME, Badaion assinou o beat, mix/master e a voz do single, se juntando ao artista Allan Matias que deu identidade visual à música com arte de capa e um visualizer.

A música traz versos que refletem sobre o significado da palavra “crime”, contrapontos entre realidade dentro e fora das favelas, além de linhas que evidenciam os motivos que levam muitos jovens à vida do crime. Com um beat que mistura Afrobeat e Grime, Badaion entrega versos enérgicos com influências do Rap e do Funk.

Ouça “CRIME”:

Sujeito estreia com single “Herança” produzido por iamteodoro

Capa: Leonardo Vieira

O rapper brasiliense Sujeito lançou o seu primeiro single “Herança”, que conta com produção de iamteodoro.

O projeto teve início durante a pandemia, e foi lançado com um videoclipe gravado na cidade de Cocalzinho de Goiás, no Morro dos Pirineus, com direção de Bruna Alves e apoio de Thaís Pinheiro.

“Herança” envolve uma reflexão profunda do artista Sujeito, fazendo uma cronologia da sua infância até os dias atuais. A trilha relata momentos difíceis do passado, os obstáculos do presente, mas sempre na esperança de um futuro melhor.

Veja o clipe de “Herança”:

Esses foram os lançamentos e novidades do GIRO dessa semana!

Quer trazer o seu trampo para o GIRO Kalamidade? Envie um e-mail com um release sobre o seu trabalho para: contato.kalamidade@gmail.com. Nossa linha editorial foca naqueles que nem sempre brilham com o mic nas mãos, como DJs, produtores musicais e audiovisuais, beatmakers, designers, fotógrafos, etc.

Monte um material com as informações sobre o que você quer anunciar: quem você é, o que está lançando, quando, onde, como e por quê. Mande também fotos para divulgação! Quanto mais detalhes nossos editores tiverem, mais rico será o nosso conteúdo.

Até o próximo GIRO!

%d blogueiros gostam disto: