Foto: Reprodução Getty Images

Selecta – 5 Produções de Pete Rock

O Selecta de hoje traz 5 produções de Pete Rock, que ficou conhecido por introduzir Jazz e Soul nas batidas Boombap!

Mais um Selecta no ar! Dessa vez homenagearemos o produtor, DJ e rapper do Bronx, que completa 50 anos hoje, Pete Rock!

Com uma trajetória na música desde o final dos anos 80, Rock fez muitos trabalhos em parceria com CL Smooth nos anos 90, além de diversos outros grupos após o fim da dupla.

Uma característica forte de suas produções foi a introdução do Jazz e Soul nas batidas em formato Boombap, com caixas e kicks mais secos. Nossa missão de hoje é selecionar (apenas) 5 beats da carreira do artista.

Então vem com a gente conferir essa lista!

Nas – The World Is Yours

A música fez parte do clássico absoluto “Ilmatic” do rapper Nas. Ao puro som do Jazz no sample da música “I Love Music” de Ahmad Jamal, Pete conseguiu a combinação perfeita entra a lírica de Nas e um Boombap Jazz original da Golden Era do Rap produzido em NY.

The Notorious B.I.G – Juicy

Sampleando Mtume, o produtor Pete Rock produziu uma das faixas que se tornaram um clássico do primeiro álbum “Ready to Die” de The Notorious B.I.G. Pete deixou um loop reforçando um pouco mais a bateria sem perder a essência e forma da música produzida nos anos 70. Vale ressaltar a linha de baixo que conduz o som do início ao fim da faixa.

Pete Rock & CL Smooth – They Reminisce Over You (T.R.O.Y)

A música fez parte do álbum chamado “Mecca and the Soul Brother” lançado em 1992. Pete Rock criou esse beat em homenagem ao dançarino Trouble T Roy, que trabalhou com o grupo Heavy D & The Boyz e faleceu em 1990 após uma queda.

Pete Rock ft. Chip Fu, Renee Neufville – Ready Fe War

Lançada em 2008, a música fez arte do álbum “NY’s Finest”, uma coletânea solo produzida por Pete. A música é um Reggae e conta com o vocal perfeito de Renee Neufville e o flow alucinante de Chip Fu, ex-integrante do grupo Fu-Schnickens.

Curiosidade: essa música foi tocada várias vezes pelo DJ Dandan na antiga Rinha dos MCs em São Paulo!

Public Enemy – Shut ‘Em Down (Remix)

Pete também ficou conhecido pelo seus remixes, esse primeiro em 1991 marcou sua carreira. Utilizando samples de Rock, o beat ficou potente e forte ornando com a letra de protesto do então proeminente grupo Public Enemy.

E aí, ficou algum som – imperdível – de fora dessa edição do Selecta? Conta pra nóix!

%d blogueiros gostam disto: