7 apps pra quem ama música

7 apps que podem fazer a diferença no dia a dia de produtores, beatmakers, DJs e amantes da música.

Todos sabem que aqui no Kalamidade nossa linha editorial foca naqueles que nem sempre brilham com o mic nas mãos, como DJs, produtores musicais e beatmakers, por exemplo.

Pensando nessa classe dos toca discos e das produções, montamos hoje uma pequena seleção com 7 dicas diretamente dos nossos DJs, compartilhando ferramentas e informações que podem fazer a diferença e auxiliar no dia a dia dos nossos queridos produtores, beatmakers e DJs, e de todos os amantes, curiosos e pesquisadores da música.

Soundiiz

Converte playlists de uma plataforma de stream para outra

Tem uma playlist no YouTube e quer passar a seleção pro Spotify? Ou fizeram aquela playlist foda no Spotify mas você usa Deezer? O Soundiiz salva nessas horas!

Ele converte playlist de diversas plataformas de streaming de graça. Disponível para Android mas também dá para usar pelo site: soundiiz.com.

Shazam

Identifica uma música que esteja tocando no ambiente

Essa dica é possível que a maioria já conheça, mas tá aí um app que nesses tempos de live caem como uma luva!

Shazam identifica qual é a música que está tocando no ambiente ou no próprio dispositivo, de uma forma muito prática: clicando no botão principal do app. Este botão também pode ser colocado de atalho na tela principal, para mais agilidade (e pra não perdermos o timing do som).

Além dessa função, ele também mostra várias informações dos artistas, como dia de shows, discografia, sinopse de álbuns, biografia e as vezes até a letra da música.

Mostra também as tracks mais procuradas no Brasil, no mundo e de algumas cidades grandes. E salva o histórico de pesquisas pra gente resgatar nos momentos de estudo.

Edjing Mix

Desenvolvido em parceria com DJs profissionais, transforma seu dispositivo em um equipamento para DJs

Pra quem quer tirar onda com discotecagem pelo celular, o Edjing Mix traz todo um setup de mixagem, simulando dois toca-discos e o mixer. Permite utilizar músicas já armazenadas nos arquivos ou acessar faixas disponíveis em serviços de streaming como Deezer, SoundCloud e iTunes.

Ele também disponibiliza alguns efeitos para jogar na mixagem, sampling (possibilidade de salvar trechos de outros sons) e salva seus arquivos em formato MP3. Ou seja, o app traz um leque de funcionalidades gratuitas, apesar de ter também opções pagas disponíveis.

Disponível em iOS e Android, o app pode ser usado em celular e em tablet.

BPM TAP

Identifica o BPM a partir de toques na tela no ritmo do som

Esta dica é para aquele momento em que tu tá montando seu set pra live/rolê do final de semana e precisa saber se as músicas que você escolheu estão batendo entre si na hora de fazer as viradas!

Se você já se viu nessa situação ou se encontra nela nesse exato momento o BPM TAP é um aliado brabo demais.

Com ele você consegue descobrir o BPM (batida por minuto) de cada música e organizar a linha de evolução que seu set vai seguir.

WhoSampled

Um dos melhores canais para descobrir samples

Essa dica vai pra quem é DJ, produtor, beatmaker, pesquisador e curioso musical!

O site WhoSampled é um dos melhores canais para descobrir samples usados em outros sons na história da música.

Se você está se perguntando qual o sample usado na faixa “Juicy” do The Notorious B.I.G., por exemplo, basta você jogar no nome no site e ele já traz de onde vem a amostra, o tempo de onde foi tirado e quais outras faixas também usaram.

Anchor

Auxilia na gravação, na edição e na distribuição do seu podcast, além de ser 100% gratuito

Com a chegada da pandemia muita gente acabou ficando trancado em casa, o que gerou uma onda de criação de conteúdo que fez com que ocorresse uma verdadeira explosão de novos podcasts.

E foi assim que o aplicativo AnchorAnchor.fm acabou ganhando uma adesão incrível de novos usuários! Pra quem não tá ligado, o Anchor surgiu como forma de ajudar novos podcasters a gravarem, editarem e publicarem seus programas nas principais plataformas de streaming.

Além de todas essas vantagens, o aplicativo também é 100% gratuito, tendo como único “defeito” a inserção de algumas propagandas na gravação após a publicação dos episódios de um podcast.

O aplicativo está disponível em todos os sistemas operacionais de celular (iOS, Android, etc), e se vocês estiverem na sede de produzir um podcast, o Anchor está recomendadíssimo!

Tunebat

O site permite selecionar uma faixa e descobrir informações como BPM, tonalidade, energia, popularidade e muito mais

A última dica de hoje é sobre o Tunebat, um site que utiliza os recursos do Spotify para ajudar o DJ, produtor ou entusiasta da música!

O site permite selecionar uma faixa e descobrir informações como BPM, tonalidade, energia, popularidade e muito mais. Além de mostrar recomendações de outras músicas para mixagens harmônicas (músicas com tonalidades próximas) e não harmônicas.

Com a busca avançada do Tunebat, é possível utilizar a inteligência artificial do Spotify para descobrir novas músicas a partir de uma música ou artista selecionado, podendo definir qual a tonalidade que procura, o BPM que gostaria, e outros parâmetros utilizados pela ferramenta.

E essa foi a seleção com algumas dicas reunidas pelos nossos DJs. Sentiu falta de alguma ferramenta que você utiliza no dia a dia das suas produções? Compartilha com a gente pra entrar na nossa próxima lista de dicas!

%d blogueiros gostam disto: