Foto: Divulgação / Brian Cross

Selecta – 5 Raps com sample de músicas BR

No Selecta de hoje você vai conhecer 5 grandes Raps com sample de músicas BR!

Beleza, quer fazer o seu Rap? Daora, mas porque não pega sample do Brasil? No Selecta de hoje vamos acabar com esse papo de que ninguém samplea música BR, trazendo uma pequena seleção de 5 (grandes) Raps com sample de músicas de terras tupiniquins!

Let It Go (G-Unit) + Preciso Me Encontrar (Cartola)

Abrindo nossa lista: “Let It Go”, do grupo G-Unit! A faixa “Preciso Me Encontrar” foi usada por Don Cannon e trouxe à batida um clima bem agressivo e ao mesmo tempo cadenciado, usando colagens do violão e voz de Cartola.

O resultado é um beat com a alma do Gangsta Rap e uma pitada bem brasileira malandreada.

The Art of Getting Jumped (De La Soul) + A Dor é Curta e o Nome Comprido (Odair Cabeça de Poeta & Grupo Capote)

Mostrando versatilidade de pesquisa, a faixa “The Art of Getting Jumped” do De La Soul aparece nessa lista. A faixa conta com um sample de “A Dor é Curta e o Nome Comprido”.

Um forró bem Brasil chamou a atenção do trio de NY que não pensou duas vezes em misturar bumbo, caixa e scratches criando algo único.

Thank You (Jay-Z) + Ele e Ela (Marcos Valle)

Segunda faixa do álbum “The Blueprint 3”, “Thank You” do rapper Jay-Z se rende a Marcos Valle em “Ele e Ela” e cria mais uma ponte entre Rap e MPB.

Assinada por Kanye West e NO I.D, a produção da música usa das linhas melódicas, dos metais e piano de Valle pra criar uma celebration song, onde Mr. Carter lança versos sobre o sucesso da sua caminhada.

Positivity (The Black Eyed Peas) + Cinco Minutos (Jorge Ben Jor)

Hoje já é mais que notória a admiração do grupo The Black Eyed Peas pelas música BR. Em 97 não era diferente. No álbum de estreia, a faixa “Positivity” contou com sample de “Cinco Minutos” de Jorge Ben Jor.

Produzida por will.i.am, a faixa é quase um dueto entre Jorge Ben e o grupo. As rimas casadas com os violões de Jorge e uma bateria bem Boombap parecem terem sido feitos um para o outro.

Runnin’ (The Pharcyde) + Saudade Vem Correndo (Luiz Bonfá)

Fechando nossa lista, o talento de J Dilla! A faixa “Runnin'” do grupo The Pharcyde é um clássico nos PAs e fones dos amantes de Hip-Hop.

Para a construção dessa faixa, Dilla soma às linhas de violão de Luiz Bonfá uma bateria bem seca e swingada, pra dar vida a uma música atemporal e que marca sua carreira até hoje.

Tá aí mais um Selecta pra geral debater! Conhecia essas faixas? Faltou alguma grande obra com sample de música BR? Dá o papo pra gente incluir na próxima edição desse Selecta!

%d blogueiros gostam disto: