#12 – GIRO Kalamidade

Tem Boombap, Grime com Baião, UK Garage, Trap e até R&Drill no 12º GIRO Kalamidade!

Tá no ar o 12º GIRO Kalamidade! Por aqui levamos vocês em um rolê pelas melhores novidades e lançamentos no Hip-Hop nacional que chegaram no nosso radar na última quinzena.

Nessa edição chegamos com alguns ótimos singles, estreias de artistas que já chegaram com grandes lançamentos, lindos clipes e produções naquele nível para te deixar por dentro dos melhores lançamentos.

Tem Boombap, Grime com Baião, UK Garage, Trap e até R&Drill – uma união de R&B e Drill. Então vem com a gente naquele ritual de sempre: coloque o seu fone, fique confortável e bora dar um GIRO por essas novidades e lançamentos!

DeddJazz e Onga Rupestre lançam single “TROPIKAOS”

Arte: Artesubstrato / Foto: DeddJazz

“Tropikaos” é um single que nasceu através das conexões que Onga Rupestre fez com artistas da cena do Rap paulistano, mais especificamente com o DJ DeddJazz.

Dessa parceria surgiu um Boombap direto do underground de SP que une esses dois grandes artistas apresentados pelo nosso parceiro DJ Nobru Izru. De um lado, Onga Rupestre com suas obras sempre apresentando uma estética com muita identidade, fazendo referência ao grafitti, trazendo o melhor do Boombap e quebrando padrões de rima com seu rico vocabulário. Do outro lado, o DJ, produtor, multi-intrumentista, fotógrafo e desenhista, DeddJazz.

E assim nasceu o single que é apenas o primeiro trabalho dessa dupla.

Ouça “Tropikaos”:

Nega Negativa estreia com single “To Mec” produzido pela Ashira

Foto: Nuria Souza

Em “To Mec” a MC carioca, Nega Nativa estreia bailando em um UK Garage funkeado, e se destaca com seus versos e flow, acompanhando as variações de um instrumental raro, assinado por Ashira, que sempre entrega originalidade e muito ritmo em seus beats.

Escolhi o UK Garage por ser um estilo que venho me identificando muito desde o ano passado, quando escuto sinto uma brisa muito boa, que me dá maior gás e vontade de criar, rimar, dançar e ficar bem comigo mesma. Ashira é braba e fora da curva, mandei as referências e ideias pra ela e ela desenvolveu o beat com uma sonoridade única,

explica Nega.

A edição do clipe foi feita por Leoa Filmes, a filmagem e direção foram feitas por Nuria Souza, bem como a fotografia da capa, enquanto a arte e edição final da capa foram desenvolvidas por Ana Clara Ferreira. A mixagem e masterização foram feitas por Suntizil, MC e produtor de Campos dos Goytacazes (RJ).

Veja o clipe de “To Mec”:

“Canto da Sereia” de Léo da Bodega e Albano 6c ganha clipe

Léo da Bodega lançou o clipe do seu novo single intitulado “Canto da Sereia”, um Trap com um vocal bem melódico e uma pitada da cultura popular, com produção musical de Albano 6c.

Na música, o artista canta sobre estarmos todos no mesmo “barco” sempre em busca da maré cheia, da fartura, é sobre ir atrás dos seus objetivos, sem desistir. Com um trabalho voltado para o Trap, mas utilizando os recursos culturais da cidade, o artista vem ressignificando o Trap Olindense.

O clipe foi gravado na praia do Carmo e na ilha da amizade em Olinda (PE), com direção de Alice Barreto.

Assista o clipe de “Canto da Sereia”:

Ingrid Martins, Brisa Flow e Gabriellê lançam single “Manda Mensagem”

Com produção musical de Gabriellê, “Manda Mensagem” é o terceiro single da artista Ingrid Martins, trazendo a proposta de expor ao público uma carta dedicada à sua mãe, relatando suas vivências, dores e sonhos, como o da casa própria ou a conquista de ter sonos mais tranquilos.

Ingrid também traz a lembrança do passado como forma de conexão com seu futuro, pois entende que só é possível ir para frente se souber de onde vem.

A música conta com participação de Brisa Flow no coro das vozes e mix e master de Gabriel Gaúcho.

Ouça “Manda Mensagem”:

Emmy Jota lança single “Bom Dia”, com BaseMcBeat

Foto: Junior Sá

“Bom Dia” é o nome de uma poesia escrita por Emmy Jota que se tornou seu mais novo single, produzido por BaseMcBeat e lançado pela KL MÚSICA.

A poesia “Bom Dia”, foi escrita por influência do ato despertar, a sucessão dos segundos da existência, faz surgir pequenos fragmentos, que se inserem no silencioso movimento apressado do estar. Para o artista o despertar pode significar muitas coisas ao longo da vida, aplicado ao vestígio do “não mais” no campo onde perdura o tende a ser.

“Bom Dia” vai fazer parte do álbum que Emmy Jota se prepara pra lançar, intitulado: “Saia de onde vc está”.

Ouça “Bom Dia”:

Yanna MC e Mestra lançam “Drinks e Safiras”

Capa: Poppe Art

Resultado de uma conexão interestadual entre Amapá e Rio de Janeiro, “Drinks e Safiras” é o novo trabalho da produtora Rualogia Lab. Mostrando a potência do underground feminino, a música é uma colaboração da rapper, beatmaker e produtora carioca, Mestra, com a rapper e dançarina amapaense, Yanna MC.

Com toda produção musical feita pela própria Mestra, o single é um “R&Drill”, uma vertente musical que une os estilos Drill e R&B. Traz uma musicalidade dançante acompanhada de muita versatilidade, técnica e flow.

O clipe conta com direção da dupla ÍCARO e Rayane Camilo.

Veja o clipe de “Drinks e Safiras”:

Beatmaker Gau Beats lança single “Fim de Feira”

Capa: Juliane Rodrigues

Gau Beats, beatmaker de Porto Alegre (RS), lançou o seu primeiro single, o Grime “Fim de Feira”.

Gau começou a produzir em junho de 2020, após iniciar um curso ministrado pela gravadora GuetoAnonimato Records. Hoje, com várias referências, a artista mescla todo tipo de musicalidade brasileira com seus gêneros preferidos de produção, Drill e Grime.

Em “Fim de Feira”, Gau trabalha o Grime junto ao Baião. Grime por ser o estilo que ela mais se identifica como artista e que leva como foco na carreira, e Baião por ser um ritmo cultural brasileiro, que a artista também gosto muito por causa do ritmo, timbres e instrumentos que o acompanham.

Resolvi unir os dois pois acredito que seriam dois ritmos que as pessoas achariam que dariam certo juntos e que se tornaria algo único de ouvir. Consegui mesclar e variar a bateria deixando ele fluido no inicio ao fim, fazendo com que a cada compasso o ouvinte tenha uma nova perspectiva sobre a música,

explicou Gau.

Em parceria com a GuetoAnonimato Records, sua gravadora, Gau vem desenvolvendo seu álbum de estreia, no qual ela vai buscar trazer artistas da sua região para rimar e cantar nas suas próprias batidas. Até o final do ano de 2021, a artista pretende trazer diversos singles e possíveis compilados com batidas inéditas que vem produzindo desde o ano passado.

Ouça “Fim de Feira”:

Amanda Rosa lança clipe “Dança do Viver”

A cantora Amanda Rosa em parceria com a AFRO.TV Brasil lançou em maio o projeto “Mães da Quarentena”, trazendo todos os domingos do mês conteúdos sobre maternar na pandemia. O projeto estreou com o lançamento do clipe “Dança do Viver”.

Durante o mês, o projeto trouxe relatos das mulheres mães Laísa Gabriela, Belle Damasceno e Danielle Onawale, sobre as dores e aconchegos de maternar na pandemia, no Instagram da Afro TV.

Mães da Quarentena é uma iniciativa que nasce a partir da música que escrevi ainda nos primeiros meses de vida do meu filho, sobre o meu tornar-se mãe e as descobertas que isso trouxe para minha vida,

diz Amanda.

O lançamento da música “Dança do Viver” tem como objetivo ser um movimento onde mães podem se apoiar, trocar saberes e criar registros audiovisuais sobre a realidade em isolamento. A produção musical é assinada por Marcelo Santana do AquaHertz Estúdio com arranjos do baixista Ejibo.

O clipe contou com a direção do cineasta Tiago Rocha.

Veja o clipe de “Dança do Viver”:

Rapper e produtor Monge do Caos lança single “SWING”

O rapper e produtor Monge do Caos chegou com um Trap com timbres marcantes, bateria cadenciada e 808 potente e sujo no seu novo single “SWING”.

Diretamente da Zona Sul de SP, o produtor traz a ideia da ginga, energia, reação, cadência e mentalidade diante de situações complicadas, inserindo o ouvinte dentro de um ambiente desafiador e combativo para provocar nele a sensação de adrenalina.

A direção, gravação, edição e finalização do clipe foi feita por Guilherme Andrade.

Veja o clipe de “SWING”:

Esses foram os lançamentos e novidades do GIRO dessa semana!

Quer trazer o seu trampo para o GIRO Kalamidade? Envie um e-mail com um release sobre o seu trabalho para: contato.kalamidade@gmail.com. Nossa linha editorial foca naqueles que nem sempre brilham com o mic nas mãos, como DJs, produtores musicais e audiovisuais, beatmakers, designers, fotógrafos, etc.

Monte um material com as informações sobre o que você quer anunciar: quem você é, o que está lançando, quando, onde, como e por quê. Mande também fotos para divulgação! Quanto mais detalhes nossos editores tiverem, mais rico será o nosso conteúdo.

Até o próximo GIRO!

%d blogueiros gostam disto: