Reprodução: Hot New Hip Hop

Selecta – 7 produções de Havoc do Mobb Deep

Separamos algumas das melhores produções do produtor musical, beatmaker e rapper do Mobb Deep: Havoc!

Kejuan Waliek Muchita, famoso pelo vulgo Havoc é produtor musical, beatmaker e rapper conhecido por seus trabalhos ao lado de Prodigy no lendário grupo Mobb Deep.

Nascido no subúrbio do Brooklyn, Havoc, que conta com 46 anos de idade e quase 30 de carreira, foi responsável por grandes clássicos do Hip-Hop durante os anos 1990 e 2000.

O respeito por ele é tanto que foi convidado para cantar e produzir o hino oficial do New York Yankees para a temporada de 2021, entre outros trabalhos tocados em filmes, séries e até games.

Difícil missão selecionar apenas algumas músicas, mas fiquem com este Selecta com 7 grandes produções de Havoc!

Mobb Deep – Shook Ones (Part II)

Não existe uma batalha de MC no mundo que não tenha levado o público à loucura quando o DJ lança esse beat. Clássico dos clássicos, fez parte do disco “The Infamous” do Mobb Deep lançado em 1994.

Havoc sampleou os baixos da música “Jessica” de Herbie Hancock, misturou com um efeito como se fosse um grito da música do Quincy Jones chamada “Kitty With the Bent Frame”, que toca às vezes durante a rima, e por fim, usou como bateria a música “Dirty Feet” de Daly-Wilson Big Band. Um trabalho de puro garimpo e misturas do produtor.

Na série “Rapture” da Netflix, Havoc refaz esse beat no episódio com a presença de Just Blaze.

Mobb Deep – Survival of the Fittest

Também fazendo parte do disco “The Infamous”, a música “Survival of the Fittest” tem uma bateria e uma textura sombria. Boombap bem forte, tanto no snare quanto no kick que foi sequenciado pelo Q-Tip.

Tendo como sample a música “Skylark” do Barry Harris Trio e Al Cohn, ela tocou em filmes e fez muito sucesso, porém, Havoc não gostava do beat e pensou em excluí-lo. Após Prodigy mostrar o beat para alguns amigos no Queens, conseguiu convencer Havoc e eles gravaram ela no mesmo dia.

A música também trouxe grande polêmica pelas várias indiretas na letra direcionadas a 2pac, que desde então começou a citar a dupla em suas músicas, principalmente Prodigy.

Mobb Deep – The Learning (Burn) ft. Big Noyd, Vita

Esse é mais um beat que tocou em muita batalha. A bateria com kick e um snare que tem um crash (prato) tocando junto com um bass poderoso dá o tom do Boombap estilo club. Os toques de guitarra na sequência fazem o beat ficar extremamente swingado e nada enjoativo.

A música contou com algumas polêmicas também, como os boatos de que Prodigy deu indiretas a Jay-Z e que a atriz e rapper Vita, que canta o refrão, não aparece no vídeo clipe por ser da gravadora Murder Inc Records  que na época, era aliada de Jay-Z.

Kanye West  – Famous

Essa música contou com produção de Havoc e Kanye West e uma série de coprodutores, fazendo parte do icônico disco “The Life of Pablo”.

Produção feita com Havoc e Kanye West, a música teve diversas polêmicas (nenhuma novidade quando se trata de Kanye West, rs), envolvendo tanto o vídeo clipe quanto as citações de Kanye na letra, principalmente envolvendo o nome da cantora Taylor Swift e de sua ex companheira e modelo, Amber Rose.

Mas trazendo um pouco mais para a música em si, o beat praticamente dividido em dois, na primeira parte sampleada com Nina Simone um bass potente e um snare mais seco, provavelmente influência do Havoc, e na segunda, sample da clássica e muito sampleada “Bam,Bam” da Sister Nancy com o snare repicando.

KRS-One & Buckshot – Robot

Duas lendas do Rap se juntaram pra lançar um álbum, KRS-One & Buckshot em “Survival Skills”, os baixos da música são fantásticos, a bateria pesada com snare e kick também. A harmonia são pequenos toques de leds com efeitos no fim dos compassos, que se encaixaram perfeitamente nas rimas.

Mobb Deep – Hell On Earth (Front Lines)

Esse beat tinha em CDs de bases para rappers vendido nos anos 90 e 2000. Na época, MCs independentes só conseguiam ter acesso a produções inéditas em grandes estúdios ou se já tivessem um certo corre na cena, por isso recorriam a CDs de bases.

Esse beat tem bateria seca e um piano em loop que apesar se repetir, não fica enjoativo e soa bem aos ouvidos.

The Notorious B.I.G. ft. The Lox – Last Day

Essa produção também contou com Stevie J e P.Diddy. Nota se uma característica marcante nas produções do Havoc durante os anos 1990, harmonia sombria com snare e kick secos. Esse beat nasceu do sample da música “The Fly” de David Axelrod.

%d blogueiros gostam disto: