#11 – GIRO Kalamidade

A décima primeira edição do GIRO Kalamidade tá internacional!

Por Leo Grijó

E aqui estamos novamente para mais uma edição do GIRO Kalamidade! Nesse 11º GIRO chegamos com participações internacionais, então fica esperto pra não perder essas novidades.

Por aqui vamos levar vocês em um rolê pelas melhores novidades que rolaram no Hip-Hop nacional, e internacional, na última quinzena. Nessa edição separamos singles muito especiais que chegaram por aqui, alguns acompanhados por ótimos clipes!

Então vem com a gente naquele ritual de sempre: coloque o seu fone, fique confortável e bora dar um GIRO por essas novidades e lançamentos!

Hanifah, Sadiki e Eddu Chaves lançam single “Alma”

Hanifah chega com seu primeiro lançamento de 2021, o single “Alma”, produzido por Eddu Chaves (que também produziu “Crush”, seu ultimo trabalho) e com feat. de Sadiki (cantor e compositor integrante do grupo “Sempre”).

Com tema inspirado no filme “Soul” da Pixar, onde em sua composição, a cantora fala sobre o quanto a calma é necessária nos tempos atuais, a música fala de vivência, mas num contexto de que sua voz interior também tem grande valor e sentido pra que sejamos conselheiros de nós mesmos.

O som também chega com um clipe dirigido por Laiz Amarante, onde Hanifah (nascida e criada no Jaçanã) deixa clara a personalidade de uma paulistana da Zona Norte, com takes que variam por lugares da região e também da sua casa. Imagens intimistas onde os artistas usam suas próprias roupas do dia a dia, procurando mostrar a essência que o título da música já diz, a “Alma”.

Ouça “Alma”:

T.Cole e Solow The Astronaut lançam single “Sipping Not Tripping”

T.Cole é o vulgo de Tunolase Margaret Cole, rapper afro-irlandesa nascida e criada em Drogheda (Irlanda). A estreia da artista veio em 2020 com o single “Thankful”, e em 2021 ela chega com o segundo single “Sipping Not Tripping”.

Os arpejos ondulantes de sintetizadores ambientam o som com as melodias introspectivas do produtor Solow The Astronaut, que construiu a faixa a partir de um memo de voz gravado enquanto T.Cole fazia suas tarefas em casa.

A música é inspirada por uma série de gêneros populares, incluindo Pop clássico, Afroswing e R&B, marcando o som harmonioso que T.Cole e Solow constroem, com influência de Jackson 5, Prince, Kiana Lede e Amber Marks.

Ouça “Sipping Not Tripping”:

Ashley David e SSK Productions lançam clipe do single “Kush”

Ashley David é um rapper, compositor, intérprete, diretor, produtor e animador que faz parte da potente comunidade jamaicana de Londres. A sua música é reflexo de suas referências pessoais e traz essa fusão entre o R&B contemporâneo, ritmos tropicais e sonoridades do Hip-Hop.

“Kush” é o segundo single de Ashley David que fará parte de seu próximo EP “Beach Vibe”. Com produção de SSK Productions a música carrega uma vibe bem tropical e fala sobre a importância de relaxar um pouco, principalmente quando a vida está estressante.

O single conta com um clipe gravado no Rio de Janeiro onde David passou alguns meses. Esse período fez com que Ashley notasse semelhanças entre a cultura brasileira e jamaicana.

Assista o clipe de “Kush”:

Nathan Murari e Sujeito Coletivo lançam single “A Síntese”

Capa: Myrela

O produtor Nathan Murari se uniu ao duo Sujeito Coletivo para o lançamento do single “A Síntese”, com composição e interpretação de Nathan Murari e Bof; produção musical e beat pelo próprio Nathan e arte visual de Myrela (artista, ilustradora e também rapper).

O som expressa a busca pela resolução da tensão entre o eu e o todo, entre o espaço coletivo e a ânsia individual, através das lentes líricas dos paulistanos do duo Sujeito Coletivo e de Nathan Murari.

Parte marcante da música é seu refrão: “Não é fácil medir o espaço / A Síntese do Eu e todo traço no que faço”!

Ouça “A Síntese”:

CZ Crew lança single de estreia “Deep Likes”

Capa: Nobru CZ

CZ Crew é o o novo projeto da Coligação ZEM, que traz seu primeiro single “Deep Likes”, uma visão real do mundo virtual. A letra mostra de uma forma irônica o “falso” e o obscuro que vemos nas redes sociais: vida cinza por trás dos filtros coloridos, o peso da consciência em contraponto aos corpos definidos, a arritmia entre o viver e o pensar (110/220), pós-verdades, deep web e bitcoins, e um deboche dos blocks e haters na era dos smartphones.

O vocalista Digulu Willians interpreta um refrão sobre a alienante e hipnotizante luz do “LED que brilha nos olhos e rouba o sono”. Trevis assina a produção com um beat profundo (ou deep) e tecnológico, semelhante ao ritmo das mentes ansiosas e atribuladas dos que se entregam a esse estilo de vida caótico.

O clipe foi produzido por Nobru CZ, trazendo texturas experimentais, recortes e imagens que ilustram ora o bizarro, ora o impactante que permeia as redes, enquanto alguém canta, na escuridão, em frente a uma tela multicolorida.

Ouça “Deep Likes”:

Skraba e Janluska lançam clipe do single “Tempo” pelo Estúdio 172

Foto: DXNEBOY

Dois grandes produtores musicais curitibano, Rafael Skraba e Janluska, lançaram em uma parceria inédita o single “Tempo”.

Trazendo uma canção sensível e profunda onde o tema abordado são os ciclos da vida, os produtores, junto a Gustavo Schirmer, se inspiraram em acontecimentos de suas próprias vidas para criar essa faixa mixada e masterizada por Guigo Berger.

Com um clipe escrito e dirigido por Iago Mauad e Felipe Fonseca, integrantes do Estúdio 172, e rodado em película kodak vision 8mm, o vídeo traduz e representa muito bem os sentimentos tratados na canção, desde a confusão, a tristeza e as crises ao se encerrar uma fase da sua vida, até o momento de reencontro consigo mesmo e o início de um novo ciclo.

Veja o clipe de “Tempo”:

Coletivo OFFFeeling lança single “Só Balão”

Toffo e Batzu / Foto: ielBB

Coletivo de artistas da Zona Oeste do RJ, OFFFeeling acaba de lançar o single “Só Balão”. Com um instrumental tenso e dançante de Batzu e voz de Toffo, o som chega como uma válvula de escape convidativa ao alívio momentâneo.

Com gravação realizada no estúdio OFFF. o som ganha vida nas mãos de Batzu que, além do beat, foi responsável pela captação, mixagem e masterização da faixa. Toffo chegou no seu verso expressando sua calma característica, pisando fofo no beat.

A capa ficou na responsabilidade de Marcus Ramos e a animação por conta de ielBB.

Ouça “Só Balão”:

YFL Hikari e Estelle Beats lançam clipe de “Flow Kurosaki”

O artista Alex Assunção, conhecido como YFL Hikari, apresenta o single “Flow Kurosaki”, um Drill com produção de Estelle Beats e mix/master do produtor Prakash.

Com uso de harpa, orquestra e violino, o instrumental traz a sonoridade “sombria” do Drill para ambientar as críticas lançadas à nossa sociedade atual, além de passar uma mensagem de que em meio a tantas dificuldades, é possível viver do sonho com esforço e dedicação.

Com o nome inspirado no anime “Bleach”, que retrata o jovem Ichigo Kurosaki que não mede esforços para ajudar aqueles que estão a sua volta, sempre superando seus limites, o single fala sobre a superação, não se limitando apenas a analogias e referências a animes, e surpreende abordando temas importantes como a luta de classes, englobando a violência policial.

Matheus Caruzo ficou responsável pelo audiovisual que acompanha o single.

Veja o clipe de “Flow Kurosaki”:

Peste PMC e Lil Rasta lançam single “1200”

“1200” é o novo single de Peste PMC, que conta com produção musical de Lil Rasta e mixagem e masterização por Edgar Marques.

A faixa apresenta um forte beat de Drill, dando espaço para melodia vocal do MC de Fortaleza, que celebra a vida na letra da música. Refletindo sobre tudo que já passou anteriormente e o que superou para chegar nesse momento, reconhecendo que ainda existe um longo caminho a percorrer.

Ouça o single “1200”:

Esses foram os lançamentos e novidades do GIRO dessa semana!

Quer trazer o seu trampo para o GIRO Kalamidade? Envie um e-mail com um release sobre o seu trabalho para: contato.kalamidade@gmail.com. Nossa linha editorial foca naqueles que nem sempre brilham com o mic nas mãos, como DJs, produtores musicais e audiovisuais, beatmakers, designers, fotógrafos, etc.

Monte um material com as informações sobre o que você quer anunciar: quem você é, o que está lançando, quando, onde, como e por quê. Mande também fotos para divulgação! Quanto mais detalhes nossos editores tiverem, mais rico será o nosso conteúdo.

Até o próximo GIRO!

%d blogueiros gostam disto: