#10 – GIRO Kalamidade

A décima edição do GIRO Kalamidade tem singles, clipes, entrevistas e muito mais!

Por DJ RUA

E chegamos hoje à décima edição do GIRO Kalamidade, espaço que reservamos para levar vocês em um rolê pelas melhores novidades que rolaram no Hip-Hop nacional na última quinzena. Nessa edição separamos alguns dos melhores singles que chegaram por aqui, além de belos clipes, programas, podcasts e entrevistas com importantes nomes da música nacional!

Então você já sabe o nosso ritual: coloque seu fone, fique confortável e vem com a gente dar um GIRO pela cena!

Godzilla e Fauno Beats lançam single “Círculo”

Capa: Godzilla

O MC, grafiteiro e artista gráfico mineiro Godzilla lançou com seu mais novo single “Círculo”, com instrumentais do Fauno Beats, abrindo os caminhos para o EP de estreia do MC, que chega ainda em 2021.

Distribuído pelo selo mineiro Catioros Records, o single conta com um videoclipe dirigido por João Pedro “3M031“. O projeto teve os visuais pensados de forma a trazer uma estética noir noventista mas também abordando temas pontuais do país como o atual cenário político brasileiro e a saúde mental em tempos de crise.

Aventurando-se nos instrumentais de Fauno Beats, Godzilla chega com os dois pés na porta provocando reflexões na cena do Rap brasileiro. O single contou também com mix e master pelo grande Ramiro Mart.

O single “Círculo” está disponível em todas as plataformas de streaming. Assista ao clipe abaixo:

Clipe de “Corre de Beco” reúne Farell, Grow, Lk, Zetsu e Nael

“Corre de Beco” é o nome do mais recente projeto audiovisual da marca 4town street. Apresentando uma estética de Drill sombrio e pesadão, a marca fez a junção inédita de nomes que estão se destacando em Fortaleza (CE): Farell, Grow, Lk, Zetsu e Nael Black.

Desde 2016, a 4town street faz parte do cotidiano de vários jovens na capital cearense, exaltando o estilo e elevando a autoestima da juventude periférica para que se sintam originais na forma de se vestir. A partir disso, seria mais que inevitável a identificação com o corre de artistas independentes, unindo e fortalecendo o cenário da moda e da música da cidade.

A junção inédita de Farell, Grow, Lk, Zetsu e Nael faz valer as linhas carregadas de ideias densas, que contrastam com a revolta de aspectos sociais, expressadas em líricas versáteis no Drill instrumentalizado por Nael, com mix e master por YoungSeju.

As filmagens ficam por conta de Calisto com apoio de Felipe Correia, fotografia por Ozeias Araújo e a edição por Payaso.

Assista ao clipe de “Corre de Beco”:

Programa Remoto entrevista grandes nomes da música nacional

Arte: Logo do Programa Remoto

MI Independente é um projeto de pesquisa iniciado há mais de 10 anos que já lançou revistas, zines e workshop com o foco na música independente brasileira. Agora, o projeto vai ocupar mais uma mídia com o programa Remoto, trazendo entrevistas com grandes artistas da música nacional através da Rádio Comunitária Aconchego.

Mateus Aleluia, Edgar, Marcela Lucatelli e Kiko Dinucci são apenas alguns dos nomes que vão aparecer no programa Remoto, que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 20h. Os programas também estão disponíveis no Bandcamp.

Uma cápsula do tempo da música brasileira de uma época sem pandemia, é assim que o Remoto se define. Com formato pensado em 2014, na intenção de brincar com os limites da comunicação via internet, o programa estreia em 2021 num contexto pandêmico que tem amplificado essa prática.

Remoto é um projeto resultado de meia década de curadoria, pesquisas e entrevistas, um mapeamento do Brasil musical independente que por coincidência (ou não) vem ao ar em uma época de isolamento,

explica Raul Luna, um dos idealizadores do projeto.

Apesar da sinergia com o momento atual, a grande maioria das entrevistas do programa foi gravada antes da Covid-19, entre 2015 e 2020.

O barulho, o ruído ou o chiado, não são considerados meras interferências, mas fazem parte da construção sonora do programa, no qual entrevistas foram captadas de forma remota, por videoconferências no Skype, Zoom, Google Meet,

revela Rodrigo Édipo, um dos criadores do Remoto.

Entre os nomes mapeados em 52 programas, Remoto vai contar com artistas como Amaro Freitas, Marcela Lucatelli, Cadu Tenório, Edgar, Bella, Kiko Dinucci, Mateus Aleluia, Yuri Bruscky, a banda punk Futuro, e muito mais.

O Remoto é idealizado por Diego Pessoa, Raul Luna, Rafael de Queiroz e Rodrigo Édipo.

Ynaê e CAO$ lançam single “Neon”

Diretamente da Zona Nordeste de Belo Horizonte (MG), Ynaê lança o seu primeiro som em 2021, em uma nova parceria com o produtor CAO$, intitulada “Neon”.

Repetindo a parceria entre os artistas que nasceu na faixa “Asas”, Ynaê e CAO$ organizam um baile em “Neon”, trazendo as cores em contraposição ao cinza que massacra a juventude periférica. Além de ritmo, o single traz a voz dos ancestrais, o grito por emancipação, o direito à felicidade e a vida. Sendo assim, uma comemoração daqueles que resistem ao mesmo tempo em que apresenta uma sonoridade necessária para agitar as pistas.

“Neon” te convida ao movimento, sem perder a postura e mantendo a poesia que sustenta o baile junto com o ritmo. Ouça o single abaixo:

Single “Garruncha do Sampaio” de Marco Gabriel e Brunoso ganha visualizer

O rapper maranhense Marco Gabriel, lançou o visualizer de seu novo single intitulado “Garruncha do Sampaio”, com produção musical assinada por Brunoso. O lançamento abre caminho para o próximo álbum do Narciso Preto, outro vulgo do MC.

O visualizer tende a ser menos desenvolvido que um videoclipe, são imagens de repetição e não necessariamente tendo um e enredo ou personagens. É algo completamente livre na hora da criação,

afirma Jessica Lauane, que assina a direção.

Gravada, mixada e masterizada no Estúdio Casa Loca, “Garruncha do Sampaio” conta sobre as vivências de Marco Gabriel e denúncias bairristas com forte narrativa crítico-social. O material foi gravado no bairro Bom Milagre na periferia de São Luís (MA) onde mora o rapper que desde 2014 colabora e valoriza a cultura Hip-Hop, cantando a revolução negra.

Propagando a diversidade do Rap nas letras, suas composições falam sobre a juventude e os problemas sociais vivenciados pela periferia. Confira o visualizer de “Garruncha do Sampaio”:

DiaspoCast entrevista Helen Nzinga

Arte: Reprodução DiaspoCast

A rapper carioca Helen Nzinga é a convidada da edição de número 10 do Podcast DiaspoCast. Na conversa, a talentosa cria da zona oeste não poupou palavras e falou sobre os mais diversos assuntos.

Eu precisava me expressar sobre esse momento (pandemia de COVID-19) e falar sobre os assassinos de terno e gravata que fizeram disso um genocídio. Daí surgiu a ideia do meu EP,

diz a rapper sobre o seu mais novo trabalho, o EP “CRU: Coragem  é Relmente Urgente”, repleto de críticas ao atual governo e reverências ao povo preto. 

Fundado em 2019, o DiaspoCast é um espaço para a expressão de ideias, debates e produção de conteúdos relacionados à cultura Hip-Hop e afro diaspórica em geral. Hoje é composto por Júlia Coêlho, Naomi Nicolau e Rubens Oliveira, com edições de Mona Kiese. Como mídia autônoma e podcast, o DiaspoCast busca trazer foco para a valorização de artistas negros e artistas independentes, além de divulgar e debater as notícias e lançamentos relacionados à cultura, e promover entrevistas com diversos artistas.

O DiaspoCast está disponível nas principais plataformas digitais. Ouça abaixo a entrevista com Helen Nzinga:

Amaro Mann lança single “Mergulho em La Herradura”

Amaro Mann é o projeto solo do músico e produtor paraibano Leo Marinho, também conhecido por seus trabalhos anteriores como “Mo’Faya Kombo” e como integrante das bandas Cabruêra e Burro Morto. Agora, como novo artista do Hominis Canidae REC, Amaro lança seu novo single “Mergulho em La Herradura”.

A faixa é um passeio pelo universo da música jamaicana, com instrumental característico que resulta num som dançante e psicodélico. Mas ao mesmo tempo que tem uma sonoridade relaxante e leve que transita entre o Reggae e o Dub, estilos populares jamaicanos que surgiram no final da década de 70.

La herradura é uma praia na região de Granada, na Espanha. Eu conheci durante uma turnê da Cabruêra. A gente teve um dia off e o pessoal nos levou pra conhecer. Fica no Mar Mediterrâneo, é uma praia de pedregulhos, água gelada e super cristalina. Me emprestaram uma máscara e snorkel e eu fiz um mergulho lá. Foi uma experiência única, quase mística, meditativa,

conta Leo Marinho.

O single faz parte do ainda não lançado EP Refúgio, gravado no período de isolamento social e que levou o músico a encontrar um alívio. Tendo a arte como grande companheira aos que estão em casa, se protegendo do vírus.

“Refúgio” vem da ideia de que a música e a arte são também retiros espirituais, válvulas de escape em momentos de tristeza e tensão. Como o EP foi criado e gravado durante a quarentena, sendo um período tão difícil para todo mundo, o mote é criar uma paisagem sonora leve, relaxante, que leve o ouvinte à uma paisagem mental mais alegre e tranquila, em meio a essa tormenta que estamos passando,

diz o artista.

Confira “Mergulho em La Herradura” de Amaro Mann:

Lu Afri lança clipe de “Menina Mulher”

Lu Afri, chega com a força do rap de MG, no lançamento do videoclipe da música “Menina Mulher”. Inspirada na música “Maria Maria” de Milton Nascimento, entre poesias, esquinas e a rua, Lu Afri traz o estereótipo da mulher guerreira, de força, garra e perseverança. Já o Rap busca dar voz à expressão feminina com sua inspiração poética.

A música tem a produção de Dough no instrumental, com a sonoridade bem intensa do que há de melhor dos Raps clássicos, combinando perfeitamente com os vocais de Lu Afri que além de rimar, carrega os vocalizes, cantoria e backing vocals.

Mais do que buscar empoderar a mulher na letra, é possível sentir todo esse peso na composição, afirmando as MCs como as donas no mic, sem perder a leveza, o ritmo e a poesia. Traz a “Menina Mulher” como protagonista do seu corre e lutas no cotidiano diário, narrando e dando voz a ela dentro do Rap e da sociedade.

O videoclipe tem o visual fascinante e quem assina a produção são Isa Hansen e Nicolas Sullivan, que captam o dia a dia da MC. Ela, que vive numa rotina de acordar ir pra rua encontra inspiração em outras mulheres que, na luta para ser o que querem, quebram estereótipos e exaltam a “Menina Mulher”.

Confira o videoclipe de “Menina Mulher” de Lu Afri:

Dimomô lança Trap “Forte”

Ex-integrante do TheGust MC’s, o MC Dimomô está retomando sua carreira de forma solo, e acaba de lançar seu primeiro som do ano, o Trap “Forte”.

Produzido, mixado e masterizado por branco da Goat Mob, neste novo single Dimomô prepara o público para o que vem aí na sua nova carreira. Anunciando o lançamento de um álbum de Trap nomeado “O Renascimento” e buscando fazer valer a trajetória do MC de Brasília.

Ouça o single “Forte” de Dimomô:

E ai, curtiu? Esses foram os lançamentos e novidades do GIRO dessa semana!

Quer trazer o seu trampo para o GIRO Kalamidade? Envie um e-mail com um release sobre o seu trabalho para: contato.kalamidade@gmail.com. Nossa linha editorial foca naqueles que nem sempre brilham com o mic nas mãos, como DJs, produtores musicais e audiovisuais, beatmakers, designers, fotógrafos, etc.

Monte um material com as informações sobre o que você quer anunciar: quem você é, o que está lançando, quando, onde, como e por quê. Mande também fotos para divulgação! Quanto mais detalhes nossos editores tiverem, mais rico será o nosso conteúdo.

Até o próximo GIRO!

%d blogueiros gostam disto: