5 DAWs para quem quer começar a produzir

Listamos 5 dos programas mais populares entre os produtores musicais.

Conheça as DAWs (Digital Audio Workstation) para edição e criação musical.

A democratização da informação e o acesso à tecnologia representam um enorme avanço na música, principalmente quando pensamos em gêneros que estão à margem do mainstream. Afinal, se hoje ainda é relativamente caro produzir um som – contando captação, mixagem e masterização – imagina quando tudo era analógico?

As DAWs (Digital Audio Workstation) são ferramentas poderosíssimas quando o assunto é edição e criação musical. São programas que possibilitam a criação de beats e faixas sem a necessidade de nenhum outro periférico ou instrumento (se você quiser, claro). Mas ao mesmo tempo que produzir se tornou mais acessível, escolher uma DAW pode ser um processo muito cansativo.

Pensando nisso, nós, do Kalamidade, nos baseamos em uma pesquisa que o portal macProVideo fez ao redor do mundo e  trouxemos aqui os 5 programas de produção de beats mais populares!

1. Ableton Live

Talvez o mais conhecido entre todos, o Ableton Live é  um programa multipista, ou seja, ele trabalha com faixas de áudio em sequência facilitando a visualização e criação. É o mais usado no mundo não só por beatmakers, mas também por muitos DJs devido a sua versatilidade para criar performances ao vivo. O Ableton está em sua edição 11 e produtores como DJ Jazzy Jeff, Flying Lotus e London on tha Track utilizam ele.⠀

2. Logic Pro

Segundo mais usado no mundo, o Logic Pro foi desenvolvido exclusivamente para usuários da Apple. A qualidade sonora e seus plugins nativos são destaque e fazem dessa DAW um programa muito utilizado para masterização. Produtores como Pharell e Daft Punk são alguns dos usuários mais famosos.

3. Pro Tools

Utilizado em grandes estúdios pelo mundo, o Pro Tools é ótimo para captação de voz, mixagem, masterização e produção de beats. Artistas como Kanye West, Dr, Dre e Timbaland utilizam essa DAW multipista e muito completa em suas criações.⠀

4. FL Studio

Por incrível que pareça o  FL Studio (ou Fruit Loops pros chegados) ficou em quarto lugar como o mais popular no mundo, mas no Brasil é extremamente utilizado. Criado de forma totalmente despretensiosa, a DAW tem uma forma de trabalho diferente das outras. Conta com um sequenciador de loop ao invés do multipista, no momento está em sua versão 20 e produtores como 9th Wonder, Boi-1da, Tay Keith entre outros utilizam o programa.

5. Cubase Pro

Um dos programas mais antigos e pertencente à Yamaha, o Cubase é multipista e conta com uma qualidade sonora impecável, muito fácil na organização das tracks e na inserção de efeitos. Utilizado por produtores de diferentes estilos como Kraftwerk e o australiano M-phases, o Cubase fecha nossa lista de DAWs.

%d blogueiros gostam disto: