Foto: Reprodução The Source

66 anos de DJ Kool Herc

Conheça a história dessa figura que é considerada o pai do Hip-Hop.

Hoje o Hip-Hop está em festa. Neste mesmo dia 16 de abril em 1955, nascia Clive Campbell, mais conhecido como DJ Kool Herc.

No ano de 1967 Clive se muda para os Estados Unidos com apenas 12 anos. Na época ainda acabou ganhando o apelido de Hércules devido ao tamanho e a constante frequência na musculação.

Antes de se tornar um DJ, Herc começou fazendo graffiti num grupo chamado “Ex-Vandals“, sendo introduzido ao universo da discotecagem apenas quando seu pai comprou um sistema de som e não fazia ideia de como montá-lo.

DJ Kool Herc na direita – Foto por Joe Conzo

Aos 16, na festa de aniversário de sua irmã, rolou sua primeira apresentação como DJ no famosa Avenida Sedgwick, 1520, em 11 de agosto de 1973. Cindy, sua irmã, explica que a festa começou como uma arrecadação de fundos para conseguir algumas roupas de escola. Ela também comenta que, além de vender cervejas, também cobravam 25 centavos para mulheres e 50 centavos para homens entrarem na festa. Nessa brincadeira levantaram 500 dólares.

Convite para a festa de Cindy Campbell
Cindy Campbell – Imagem extraída da internet

Seu primeiro trabalho profissional acabou sendo no Twilight Zone naquele mesmo ano. Com isso sua fama só crescia. Herc gostava de tocar o que chamava de “break beat” de cada música. Com o tempo ele percebeu que era nesse momento que a galera partia pra dança e começou a loopar dois discos iguais para criar essa sessão de loop denominada por ele de “Merry-Go-Round“, técnica essa aprimorada mais tarde por Grand Master Flash.

Herc ficou conhecido pelo seu imenso e barulhento sistema de som. O DJ e produtor da Zulu Nation, Jazzy Jay, conta em uma entrevista que, em um encontro entre Afrika Bambaataa e Kool Herc, Afrika acabou tocando mais tempo do que deveria e teve seu som engolido pelo de Herc.

Com o tempo o DJ percebeu a necessidade de ter alguém para falar com o público, já que pra ele era algo complicado. Com isso entra em cena Coke La Rock. Mais tarde sua crew de MCs se chamaria The Herculords.

Com o crescimento de Grand Master e Bambaataa em 1977, sua carreira começa a declinar, pois ambos haviam melhorado suas técnicas e bombavam com seus grupos. Naquele mesmo ano Herc ainda seria esfaqueado três vezes em sua própria festa.

Em 1984 é lançado o filme “Beat Street” e Cindy conta que foi ela que conversou com Harry Belafonte sobre o personagem de seu irmão ser uma pessoa positiva.

São 66 anos dessa grande personalidade da cultura que amamos. Que seja um ano vitorioso, Herc. Nós do Kalamidade deixamos nossa singela homenagem pra esse que nos inspira a seguir em frente.

%d blogueiros gostam disto: