#09 – GIRO Kalamidade

Nessa nona edição, o GIRO Kalamidade chega com singles, clipes, mini doc, festival e muito mais!

Salve família! Hoje é dia de mais um GIRO Kalamidade reunindo as melhores novidades que rolaram no Hip-Hop nacional na última quinzena.

Nessa nona edição do GIRO Kalamidade, trouxemos aquela sequência bonita de singles pra tomarem as suas playlists, alguns clipes para encherem seus olhos e seus fones, a estreia de um mini-doc sobre os DJs na cultura Hip-Hop, além daquele bom festival de Rap online.

Então coloque seu fone, fique confortável e vem com a gente dar um GIRO pela cena!

BAKKARI inicia 2021 com novo single “Chuva de Dinheiro”

Arte: Targinou

O artista cearense BAKKARI finalizou o ano de 2020 com o single “ZAREA” com um ótimo audiovisual. Em 2021, o rapper inicia o novo ciclo com um Afrobeat que exala autoestima, numa batida cativante de Yaiba, que apresenta o artista com uma nova roupagem e mais comercialidade em suas faixas, sem desperdiçar linhas.

A faixa bebe da fonte do Afroswing/Afrobeat, estilos popularizados na Nigéria, Reino Unido, Gana e França. Uma das principais referências foram o artistas Jevon (UK), Kida Kudz (Naija) e Pa Salieu (UK), usando dos versos ácidos em cima de batidas cheias de de swing e tambores pra resgatar as raízes africanas junto das modernizações de sintetizadores com drums de Trap.

Tenho plena certeza que as pessoas já têm entendido que eu vou trazer muita versatilidade
pros futuros lançamentos, também não deixando a desejar nas rimas e etc.

“Chuva de Dinheiro” teve seu instrumental produzido por Yaiba, Mix e Master por Luiz Alfredo, captação por Gain Lan e animação pela responsabilidade de Targinou.

Ouça “Chuva de Dinheiro”:

1Só: DG e Chitta lançam o Boombap “Contra o Tempo”

Arte: Matheus Ferreira

Formada pelo MC DG e pela DJ Chitta, a dupla 1Só lançou pela Straditerra o single “Contra o Tempo”, para a felicidade de todos os amantes do Boombap.

Representando a junção do DJ com MC que formam o Rap, DG e Chitta trazem em suas obras as vivências e experiências do interior mineiro, afrontando as barreiras impostas pelo sistema através de manifestos musicais autênticos.

No nostálgico single “Contra o Tempo”, a dupla traz a essência oldschool em um Boombap clássico, gritando a realidade das batalhas do dia a dia e a desigualdade social com muita musicalidade e poesia, em um audiovisual produzido pela Straditerra.

Após o último clipe lançado “Linhas de Fogo”, DG & Chitta afirmam que têm muitas novidades para o ano de 2021, incluindo participações com outros artistas em músicas inéditas. Também será lançada a mixtape “Coisa de Preto” com as primeiras músicas do grupo, produzida entre 2018-2020.

Ouça “Contra o Tempo”:

Festival Terra do Rap faz intercâmbio entre artistas da lusofonia em edição online

Foto: Eduardo da Matta

A Terra do Rap é o único Festival de intercâmbio entre artistas da lusofonia sob a ótica da cultura Urbana. Acontece desde 2013 e, em suas sete edições (nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa), foi vivenciado por mais de 15 mil pessoas.

Com o objetivo de sempre revelar novos artistas nos dois lados do Atlântico, o evento já recebeu e conectou, por exemplo, artistas de Portugal e Angola (como Capicua, Eva RapDiva, Sam The Kid, Allen Halloween, MCK), assim como os brasileiros BK, Luccas Carlos, Sain, Rodrigo Ogi, Don L e tantos outros.

Em sua 8ª edição, o Festival conta com uma programação online (devido à pandemia de Covid-19), repleta de novidades, com grande presença de novas vozes femininas do Rap, e do SLAM. As atrações vão até 22 de abril, com oficinas, debates, workshops, lançamentos, que podem ser acompanhados através do YouTube no canal da Terra do Rap. Conteúdos extras também serão veiculados no Instagram do Festival.

O Festival Terra do Rap é um projeto dirigido pela REPProdutora, agência de produção especializada em soluções culturais, projetos autorais e curadoria artística com foco em lusofonia; promoção das culturas de rua, oficinas e workshops.

AK´HIM e EricBeatz lançam single “Tony Soprano”

“Tony Soprano” é o segundo single solo do MC paulistano AK´HIM, também conhecido pelo seu trabalho no grupo ATTICA.

Seu segundo som vem sucedendo “MARFIM”, música em parceria com Larissa Nunes. Agora o rapper aposta numa estética mais experimental, se aventurando no famigerado Rap Lo-Fi. “Tony Soprano” tem a participação do já maduro produtor EricBeatz, do selo carioca Banal.

AK´HIM nos absorve numa atmosfera sobre masculinidade e violência, se utilizando da célebre série The Sopranos, da HBO, como ponto de partida. Curta o single que antecede a tão aguardada mixtape, prevista para este semestre, do artista da Vila Mazzei, zona norte de São Paulo.

Ouça “Tony Soprano”:

Dazluz lança singles “Grave” e “Danza de Los Muertos”

Dazluz é o nome de produtor musical do artista Kevin Brezolin. O nome Dazluz vem de sua atuação na iluminação cênica de shows e peças de teatro. De 2017 até hoje, trabalhou iluminando mais de 300 artistas diferentes. Entre elas: Letrux, Metá Metá, Teto Preto, Jards Macalé, Perotá Chingo e Lee Ranaldo e muitos outres.

Em seu novo single “Grave”, Dazluz traz um grito de desespero no meio do caos contínuo que se respira no Brasil em 2021. Feito com samples de instrumentos quebrados, uma orquestra latina de ritmo acelerado se forma no som que mistura Breakbeat com Hip-Hop e dialoga com o House, o Jungle e o Hardcore.

O single também acompanha a faixa “Danza de Los Muertos”, produzida com fragmentos sampleados de letras de Ataulpho Alves, Vitor Brauer e Kiko Dinucci, utilizadas na criação de uma narrativa que acalma o medo do futuro e convida a dançar com a solidão desenvolvida no estado de isolamento que estamos passando.

Ouça o single “Grave”:

MC Versa lança clipe de “Outro Estágio”

Foto: Dario Aguiar / Arte: Mc Versa

Diretamente de Florianópolis, MC Versa, que também é compositora e produtora cultural, lança “Outro Estágio”, single que marca um novo momento na carreira. A MC chega com os dois pés na porta falando sobre ascensão e autoconfiança, além de não poupar críticas à cena e à sociedade que, como sabemos, não sabe lidar com mulheres bem sucedidas.

A artista já possui alguns singles e dois EPs lançados, “Versos Expostos” e “A Confusão das Transformações Inesperadas“, e agora chega apresentando sua nova faceta, mostrando-se audaciosa e versátil, com um videoclipe que também contribui para despertar essa atmosfera de empoderamento e atitude.

“Outro Estágio” conta com um intenso instrumental de Trap de paksprod e mix/master de Junior Antonini. O audiovisual foi captado por Kura Films e a edição é assinada por Nathan Serafini. A identidade visual é elaborada pela própria MC e conta com fotografia de Dario Aguiar.

Confira abaixo o lançamento:

Leopac e Paulo Microfonia estreiam em “Primaveras e Carnavais”

Foto: Nicolas Sullivan

No dia 23/03 abriram-se as portas para a primeira parceria – de muitas – que o produtor Leopac e o MC Paulo Microfonia vão desenrolar este ano.

Ambos já possuem uma caminhada artística e ajudam a movimentar a cena de Minas Gerais nos últimos anos. Leopac, que além de produtor musical é MC e integrante do grupo Leve, já possui 3 EPs lançados, sendo Beat Terapia o último deles. Paulo Microfonia também já possui vários trabalhos na rua, destacando-se o EP solo “Mudanças, Novidades, Surpresas: possibilidades” com produções de Dj Duh, Skeeter e muito mais.

“Primaveras e Carnavais” é a materialização sonora dos sentimentos condensados nos últimos tempos, envoltos pelo caos em que se encontra nossa sociedade. Além desses anseios, as barras também chegam com o intuito de apresentar um ponto de vista que vislumbra sonhos e ideias, uma atmosfera que fala de gratidão, ao mesmo tempo que é um desabafo.

Lançado pelo selo Vinyl Digital, o single carrega a alma do Boom Bap, que além de Leopac na produção, contou com as colagens de DJ Piá e captação/direção de Gabriel Urso e Risco. O responsável pelo audiovisual foi Castor e a arte é de Oberon Blenner.

Confira o videoclipe abaixo:

Mateus Moreira lança clipe do Boombap “CARSTE”

Foto: Rei Lacoste

O rapper baiano Mateus Moreira, vulgo M.M, traz uma faceta mais livre em “CARSTE”, um Boom Bap certeiro produzido e mixado pelo próprio artista, que também descarrega barras sobre suas vivências em Salcity de forma poética e subjetiva.

M.M também assina o roteiro do clipe, chegando com um conceito visual que complementa as visões passadas na letra. A filmagem e direção é de Rei Lacoste, envolvido também na captação, feita através do selo Balostrada Records.

A parceria com Rei Lacoste e o selo Balostrada Records foi firmada desde o primeiro EP de M.M, “No céu que cabe“, lançado em 2020 e que também contou com colaboração de Davzera.

Confiram o clipe de CARSTE abaixo:

Mini-doc: “O Deejay no Movimento Hip-Hop”

Arte: S4NN

Daqui a três dias, em 14 de abril, será lançado o projeto que traz alguns pontos de vista de uma das histórias mais fascinantes que marcam nossa cultura: como um aparelho inventado para reproduzir fonogramas registrados em discos de vinil, se tornou um instrumento musical nas mãos dos DJs do movimento Hip-Hop?

O mini-doc “O Deejay no Movimento Hip-Hop: o toca-discos como instrumento musical” conta com participações de Erick Jay, Rodrigo Brandão, DJ Duh e muito mais!

O projeto foi idealizado por DJ Deco “Groove a Quilo”, produzido pela Imaginária Beats e financiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através da Fundação Cultural do Município de Itajaí (SC).

Confira o trailer abaixo e assine o canal da Imaginária Beats pra não perder o lançamento!

Produção executiva: Ana Sthel
Roteiro: Ana Sthel, DJ Deco e João Vitor Molleri.
Imagens: João Vitor Molleri e S4NN.
Edição: João Vitor Molleri.
Direção de arte: S4NN.
Motion design: PLM

E por hoje é isso pessoal!

Quer trazer o seu trampo para o GIRO Kalamidade? Envie um e-mail com um release sobre o seu trabalho para: contato.kalamidade@gmail.com. Nossa linha editorial foca naqueles que nem sempre brilham com o mic nas mãos, como DJs, produtores musicais e audiovisuais, beatmakers, designers, fotógrafos, etc.

Monte um material com as informações sobre o que você quer anunciar: quem você é, o que está lançando, quando, onde, como e por quê. Mande também fotos para divulgação! Quanto mais detalhes nossos editores tiverem, mais rico será o nosso conteúdo.

Até o próximo GIRO!

%d blogueiros gostam disto: