Selecta: 5 produções do Madlib

Separamos 5 produções para você conhecer o trampo da lenda, Madlib.

Otis Jackson Jr., mais conhecido pelo vulgo de Madlib é um dos produtores mais criativos da cena Hip-Hop. Com produções utilizando samples de diferentes estilos musicais e com a característica marcante de sair do convencional na hora de produzir, ele também dá aulas na caneta utilizando alter egos como Quasimoto e Lord Quas com os quais assumiu o microfone e lançou 3 álbuns.

Sempre discreto e pouco aberto para entrevistas, o produtor já trabalhou com nomes de peso do cenário musical. E talvez por isso seja tão difícil fazer uma seleção das melhores músicas que essa lenda já produziu.

Esta é apenas a primeira parte, sem dúvidas teremos outras, mas fique agora com uma seleção de 5 produções do Madlib.

1. Quasimoto – Low Class Conspiracy

Utilizando sample de “Mellow Mood”, do Jimmy Smith and Wes Montgomery, Madlib fez um dos maiores clássicos da cena underground. Com bateria seca e sample alternando, a produção com o pitch acelerado combina bem com seu alter ego Quasimoto – no qual Otis, por não gostar da própria voz, gravava sua voz bem devagar para depois aumentar o pitch e chegar no produto final.

2. De La Soul – Shopping Bags (She Got from You)

Produzido em parceria com Dave West, essa música fez parte do álbum The Grind Date (2004) do De La Soul. Com ritmo muito dançante, chimbal swingado e efeitos no refrão, a música mostra a preocupação de Madlib quanto a ser diversificado em suas produções.

3. JayLib – The Official

O icônico trabalho da parceria entre J Dilla e Madlib marcou a cena com o consagrado disco Champion Sound. A faixa “The Official” é uma produção de Madlib com Dilla atuando como MC, já os samples da música são “Diana in the Autumn Wind” d’A Gap Mangione e “Stomped and Wasted” do famoso Dizzy Gillespie’s.

4. Kanye West feat. Kendrick Lamar – No More Parties In LA

Para quem pensa que ele só produziu clássicos das antigas, se enganou. Madlib ainda se faz muito relevante e marcou presença no disco “The Life of Pablo” do Kanye West em 2016. A música “No More Parties in LA” ainda tem participação de Kendrick Lamar e usa samples de Junie Morrison, Johnny Guitar Watson e Larry Graham.

5. Freddie Gibbs – Crime Pays

Da junção entre Freddie Gibbs com o Madlib nasceu o aclamado “Bandana”, que figurou entre os melhores álbuns de 2019. A faixa “Crime Pays” contou com a produção de Otis, mas também teve participações de Steve e Mary Ellen Haberman, além do próprio Gibbs. A faixa também possui o sample de “Walt Barr’s Free Spirit”, do Walt Barr.

%d blogueiros gostam disto: