#08 – GIRO Kalamidade

A oitava edição do GIRO Kalamidade chega com uma chuva de clipes, singles, novos nomes e até veteranos do Rap nacional!

Tá no ar a oitava edição do GIRO Kalamidade! Trazemos para vocês essa semana um apanhado com alguns dos melhores lançamentos e novidades da cena nacional do Hip-Hop.

No GIRO de hoje trazemos uma chuva de clipes e singles que vão tomar os seus fones, estreias de novos nomes na cena, e até veteranos do Rap nacional com trabalhos muito importantes que merecem um espaço por aqui.

Então coloque seu fone, fique confortável e vem com a gente dar um GIRO pela cena!

Rafa Militão lança single “Só o começo”

Apostando em produção local, assinada por RVL$, a multi-artista Rafa Militão, diretamente de Manaus, lança “Só o começo”, uma combinação pesada de Trap e Boombap.

Rafa é DJ e Produtora Cultural, conhecida por liderar os sets de Funk nas rádios e eventos da cidade de Manaus, e agora, com toda a vivência das pickups, se lança como MC e promete muito mais para 2021.

Quando se trata das coisas que uma mulher nortista e preta tem a dizer, as reações de surpresa do outro lado sempre vão vir. Então conseguir colocar no mundo esse meu primeiro single é uma vitória pessoal que tem como inspiração também tudo o que eu desejo não só pra mim, mas para os meus.

Ouça o lançamento abaixo:

Subterrâneo 12 lança clipe de “Eu vim da 12”

O grupo Subterrâneo 12 lançou o clipe da faixa “Eu vim da 12”, presente no disco de estreia CANOAS É O RAP! Vol. 1.

A base é um Boombap sujão do MC e beatmaker Rodner Ruivo e conta com produção de DIO e parceria do DJ Abu, que chega com os scratchs trazendo aquele ar da velha escola.

O clipe foi gravado na frente da casa de Rodner em Canoas (RS), e tem como propósito representar todos os elementos da cultura Hip-Hop.

[…] Muitas vezes o Rap é visto como algo isolado e a galera esquece que faz parte de uma cultura e que há outros elementos. O Hip-Hop é uma ferramenta de transformação social em todos seus elementos, mas muitas vezes só é focado no MC. […] Não existiria Rap sem a cultura Hip-Hop como um todo.

O projeto é uma realização da Chama Vídeo Independente.

Confira o clipe abaixo:

Necta Puro lança Drill “Anjos de Prada”

Em seu primeiro lançamento no ano, “Anjos de Prada”, o rapper Necta Puro se joga em um beat de Drill, uma vertente que vem ganhando cada vez mais força na cena nacional.

Diretamente de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, Necta Puro anteriormente havia explorado o bom e velho Boombap no EP “Milianos“. Agora traz toda a marra e o dialeto da rua e apresenta uma nova faceta da sua arte.

O single “Anjos de Prada” é, assim como seu último projeto, uma parceria com o estúdio Cabine 808, responsável por todas as etapas, desde a gravação, mix/master até a identidade visual.

Confira o som abaixo:

Ajuliacosta lança videoclipe do single “OK”

Trazendo toda a personalidade e independência que seu trabalho projeta, Ajuliacosta chega com “OK”, o primeiro de vários lançamentos que promete para esse ano.

A faixa traz um instrumental de Trap com produção de Mat, marido e sócio da artista e o clipe foi dirigido e produzido por Gaferdes, conhecido por diversos trabalhos na cena paulista.

Além do apoio do Guarda Roupa SP, o figurino do projeto possui algumas peças de autoria da própria Julia, que já possui um trabalho consolidado na moda com sua marca AjuliacostaSHOP.

Confira abaixo o lançamento:

Aori e Jonas Pheer lançam “Joga o Jogo”

“Joga o Jogo” é o novo single de Aori com beats de Jonas Pheer. O som foi todo gravado à distância, depois de uma troca de mensagens durante a pandemia.

Com um clipe feito pelo coletivo de humor pixelado 16 bits da Depressão, o single vem cheio de referências. Com visual de fliperama, o vídeo remete aos jogos dos anos 80/90, carreira e, claro, a Lapa. Na música o veterano fala sobre o Rap atual e desafia os mais novos a se conectarem com as pessoas.

Com mais de 20 anos de estrada, e sua marcante história como um dos criadores da Batalha do Real, Aori voltou a gravar durante o isolamento social. “Quando me vi em casa, percebi que era o momento de investir em um equipamento e gravar minhas próprias rimas”, conta o MC. Desde o ano passado conversando e tentando uma agenda com Jonas Pheer, o contato virtual se transformou em gravação à distância. Jonas, mineiro com 15 anos de carreira, deu início a aventura mandando um beat, que ficou guardado por meses, até que agora se transformou em Joga o Jogo.

Depois de toda essa jornada, o coletivo 16 Bits da Depressão somou com a construção do clipe. O grupo, que tem um canal de animações e paródias em formato 16 bits (estilo dos clássicos games dos anos 80/90) construiu um clipe cheio de easter eggs para quem curte Hip-Hop. Tem menção à Festa Zoeira, Teatro Rival, Hip-Hop Rio, Batalha do Calçadão e a Beatbrasilis, entre outros.

Joga o Jogo é a primeira música de uma sequência a ser lançada por MC Aori, pelo selo Mondé. Em breve chega um novo álbum que promete abalar a história da Lapa e do Rap nacional.

Dá uma conferida no som abaixo:

LIW e Difunto Beats lançam single “Próspero”

Foto: VENUS LAB / Arte: Marlon Pierre

O cantor de Pop e Black Music, compositor, ator e dançarino LIW lançou pela produtora Terror do Interior o single “Próspero”, após o grande sucesso de “Black Armado”, com mais de 20 mil plays e presente na playlist do Spotify “Soul Brasil”.

Acompanhado dos sons metálicos do Sax de Walyson Leite, o artista entrega com toda sua potência vocal a mensagem de união para quem está chegando agora. Forte o suficiente para um chamado coletivo e leve o suficiente para ser digerida logo de primeira, esta obra é baseada em reflexões sobre o passado, o porquê de estar aqui e a sua missão.

Com instrumental único de Difunto Beats, numa fusão de Afrobeat, Pop e Jazz, vocês poderão experimentar a força, a intensidade e a prosperidade desta nova canção, lançada com um clipe dirigido por Felippe Pereira e Thomas Loran.

Confira o single e o clipe abaixo:

Grupo RapSim lança single “Fé”

Formado por Will, Gaber e Ribeiro o grupo RapSim lançou pela produtora LATHOON o single “Fé” que vai compor o segundo álbum do grupo que está em fase de gravação.

Com uma forte sonoridade urbana e contemporânea, o single chega no melhor estilo novaiorquino de batidas sujas, apresentando um belo Boombap nacional. Como dito por Ribeiro, o verdadeiro “estilo LATHOON de fazer música”.

Vamos mostrar nosso trabalho, dedicação e respeito pela arte, respeito pela música! Acredito no potencial do Rapsim e acredito no potencial dessa música! Essa música é luz! Essa música vai mudar nossos caminhos, vamos fazer história com ela! Acreditamos nisso, essa é a nossa crença!

Confira abaixo o single:

enrique e vinibeatz lançam “ATLETA”

Direto da Mooca, Zona Leste de São Paulo, enrique lançou uma parceria musical com o beatmaker vinibeatz. Com influência do Grime e os pés fincados nas raízes do underground, ATLETA foi produzido e idealizado pelo coletivo HFF, mostrando que, mesmo afastados da cena por um tempo, mantém suas influências nítidas em sua musicalidade, sempre afiadas e de acordo com suas vivências.

Em parceria com o coletivo audiovisual MOSBE, o clipe, dirigido por João Morais, traz referências claras do Hip-Hop em sua melhor versão. Gravado na Zona Leste de São Paulo, o preto e branco trazem a identidade e conceito incontestável da HFF, firmando uma volta à cena de forma agressiva.

Com o elenco estrelando a rapaziada do coletivo, a fotografia do clipe fica por Marco Aurélio e Dieson Morais, enquanto a mixagem e masterização do single ficaram com o Nauak.

Confiram o lançamento de enrique e vinibeatz com ATLETA:

E por hoje é isso pessoal!

Quer trazer o seu trampo para o GIRO Kalamidade? Envie um e-mail com um release sobre o seu trabalho para: contato.kalamidade@gmail.com. Nossa linha editorial foca naqueles que nem sempre brilham com o mic nas mãos, como DJs, produtores musicais e audiovisuais, beatmakers, designers, fotógrafos, etc.

Monte um material com as informações sobre o que você quer anunciar: quem você é, o que está lançando, quando, onde, como e por quê. Mande também fotos para divulgação! Quanto mais detalhes nossos editores tiverem, mais rico será o nosso conteúdo.

Até o próximo GIRO!

%d blogueiros gostam disto: