Projeto 10Lumbre

A iniciativa que busca legalizar artistas e deixar a classe mais forte

AfiliadoAcme Inc.

Em 2020, durante a pandemia, nasceu o Projeto 10Lumbre, com o objetivo de lançar, guiar e ajudar na profissionalização de artistas independentes brasileiros. Não só a produtora auxilia com os processos criativos para que os artistas, produtores fonográficos e compositores tenham liberdade criativa, bem como, principalmente, facilitam na temida parte burocrática do negócio.

A 10Lumbre registra, distribui, cria e lança o produto (também em audiovisual), e se encarrega da legalidade do criador, como o cuidado e acompanhamento do processo de filiação em órgãos de arrecadação de direitos autorais e conexos, geração de código reconhecido pelo ECAD para registrar obras e fonogramas (ISRC) e distribuição das músicas numa rede que conta com mais de 347 plataformas digitais de forma simultânea.

Quem faz a 10Lumbre

Fernanda Kalume e Ben-Hur Leal, produtores de um documentário sobre o criador do Guaraná Jesus [Foto: Divulgação]

Servindo como CEO e diretor musical do projeto, Ben-Hur Leal é um premiado produtor e Diretor de fotografia cinematográfico que desde 2012 já produziu mais de 150 conteúdos autorais e é fundador da empresa 10Dobro Prod. Já a Produtora Executiva do canal, Fernanda Kalume, é experiente produtora audiovisual e musical e tem na sua bagagem a Direção de Produção e Produção Executiva de filmes de longa metragem  como “SOS Mulheres ao Mar” (1 e 2) de Cris d’Amato, levando mais de 3,5 milhões de pessoas aos cinemas, além de séries de TV, documentários, eventos e campanhas de moda. Na música, trabalhou com nomes impressionantes como EletroSamba, AfroRio, David Gilmour, A-HA, Lauryn Hill, Ivo Meirelles, Sandra de Sá, Gerson King Combo entre outros.

Esses dois nomes se fundiram para o projeto em conjunto depois que sentiram a necessidade de resgatar jovens em situação de vulnerabilidade social. A marca conta com um Home Studio no bairro de Bento Ribeiro, Zona Norte do Rio de Janeiro, localidade que nas últimas décadas se tornou reduto da milícia e vive em constante guerra com o tráfico.

A empatia de olhar para diversos casos de artistas que estão imersos nessa realidade, sem o preparo profissional exigido pela indústria, motivou a dupla a se unir e criar a produtora, reforçando a ideia da importância de se focar na regulamentação do trabalho, uma vez que quanto mais legalizada estiver a classe artística, mais forte será.

Canal no YouTube e artistas 10Lumbre

Goir, 1Belino, DNA, KAEMI7, 22Sofia, Ana Rima e Hodsi, Palla Club, são os nomes, ainda desconhecidos nacionalmente, que estão sob as mãos dos dois produtores. Em suas trajetórias, mais de 250 videoclipes, 20 longas metragens, curta metragens, produção de eventos e shows, agenciamento de artistas, Ben-Hur e Fernanda perceberam que estariam aproveitando suas potencialidades com a criação do canal 10Lumbre, que em pouco menos de 3 meses atingiu mais de 170 mil visualizações.

Videoclipe de “Oi Tentação” por Goir (prod. DELUCA)

A resposta concreta em referência ao trabalho realizado pela 10Lumbre por muitos estados brasileiros alcançando talentos que reconhecidamente irão deslanchar no cenário nacional se dará com a realização de um evento em meados de junho de 2021 comemorando 1 ano de existência do canal. O evento 10ACÚSTICO, acontecerá na cidade de São Luís do Maranhão, onde o CEO Ben Hur Leal residiu nos últimos 18 anos.

10Bravando com 10Lumbre

Além de trabalhar com direitos autorais, entendendo e assinando com o artista, o selo recentemente iniciou um trabalho de mapeamento pelo território nacional. Os criadores da marca saíram em viagem com o propósito de investigar potenciais e descobrir talentos pelo Brasil inteiro e não só nos principais eixos já adotados pela indústria fonográfica e especialmente informando sobre a importância da legalidade e registro do direito autoral.

Fernanda Kalume e Ben-Hur iniciaram a jornada pelo Nordeste brasileiro percorrendo pouco mais da metade do litoral nordestino: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba. As experiências foram registradas e serão postadas em formato de pílulas numa websérie intitulada “10Bravando com a 10Lumbre”, disponível no canal da 10Lumbre, no YouTube.

%d blogueiros gostam disto: