#04 – GIRO Kalamidade

A quarta edição do GIRO tá no ar com tudo o que rolou nessa semana. Vem conferir.

Salve, família. Vamos que vamos, dar continuidade ao quarto GIRO Kalamidade. Nessa semana recebemos no e-mail diversos lançamentos da cena nacional. Segue comigo pra saber mais!

Marcola Bituca lança single em homenagem ao Samba-Reggae

Celebrando o impacto do Samba-Reggae no movimento artístico e cultural da década de 90, o artista baiano Marcola Bituca lançou, em parceria com o cantor Kolx, o single “Cristal”, unindo gravações originais do Olodum ao Trap. A inovação partiu do produtor Yan Santana, da Mouseion Beats.

Eu acredito que o Samba-Reggae foi o principal movimento artístico e cultural de expressão dos anos 90. – Marcola Bituca

As imagens utilizadas no vídeo clipe são do Cultne, o maior acervo digital de cultura negra da América Latina, e mostram Carlinhos Brown e Neguinho do Samba no arrastão com o Olodum no carnaval de 1996.

Marcola Bituca – Cristal (part. kolx)

2:22 abre os trabalhos de seu novo EP com clipe duplo

O duo 2:22 (Duas e Vinte e Dois), formado por Aura Soul e Diego Amani lança, em 2021, seu segundo EP. Os beats autorais, as vozes e os instrumentos se somaram para transmitir sensações desde o seu nome: “15ºC”.

A faixa “Quarantine” reforça o quão atípico foi esse momento coletivo de reclusão com versos como:

Não é como os outros anos
Isso é demais, que bom que enxergamos.

E então “Contraste” faz um convite:

Cê tá afim de uma novidade além do caos que vendem?

E garante que:

Há sempre o lado bom

Essas duas músicas se uniram em um videoclipe produzido pelo estúdio CostaKent. O audiovisual guia ao encontro, seja do som ou de uma boa companhia.

O EP completo será lançado no dia 12 de fevereiro e conta com seis faixas que exploram os sentimentos e o sensorial de quem as ouve. O tempo e as temperaturas são elementos presentes, e relembram o quanto devemos sentir e aproveitar cada momento. Os “15ºC” vem para arejar os pensamentos e relaxar.

2:22 – QUARANTINE/CONTRASTE

Está no ar “Fica Essa Noite”, de Léo da Bodega e AkZinho

Léo da Bodega acaba de estrear o single “Fica essa Noite” em parceria com AkZinho, produtor e amigo com quem morou durante os cinco primeiros meses da quarentena. Os dois mergulham em uma estética Disco e saem da zona de conforto, aproveitando o isolamento social para explorar a criatividade e produzir.

Eu penso nesse trabalho como se fosse um diário que eu achei durante a pandemia, em que eu reli algumas coisas sobre mim, e também construí coisas novas. – Léo da Bodega

Com um trabalho voltado para o Trap, mas utilizando os recursos culturais da cidade, ele vem ressignificando o Trap Olindense. “Fica essa Noite” é a faixa bônus da “Mixtape Léo da Bodega” prevista para estrear no dia 10 de fevereiro em todas as plataformas digitais. A música é uma aposta do artista já que tem estética diferente do restante do trabalho.

Léo da Bodega e AkZinho – Fica essa Noite

Lumière inicia os trabalhos em 2021 com “Existe Algo Mais”

Após o lançamento de “Começo do Fim” e “Abrigo” no ano passado, a banda Lumière libera “Existe Algo Mais”, faixa que abre caminhos para o primeiro EP do grupo intitulado “Pega a Visão”.

A faixa é um protesto contra a robotização causada pelo uso excessivo da internet, em especial as redes sociais, que ao mesmo tempo que diminuem a distância – principalmente durante a pandemia – , também manipulam mentes e “transformam” pessoas em números na insana corrida por seguidores e curtidas.

Estamos muito empolgados pra colocar na rua. É um trampo que começou antes da pandemia e foi se desenvolvendo durante, e a gente tentou entender como fazer. Esse trabalho reúne tudo o que a gente aprendeu durante a pandemia, o que a gente experimentou, porque não foi fácil pra ninguém… e o que a gente percebe é que estamos numa batalha. Tem muita coisa acontecendo no mundo, muitas pessoas lutando pra sobreviver e a nossa arte existe para se comunicar com elas. – Moah


Matheus Caettano libera “Bem Me Quer”, novo single que fará parte de seu EP

O artista Matheus Caettano, de 23 anos, da zona norte de São Paulo, é mais um cantor comprometido com o cenário do R&B nacional.

O novo material do cantor batizado “Bem Me Quer”, é um trabalho que representa o segundo audiovisual liberado pelo artista, e que também faz parte de seu primeiro EP batizado “NEON”, projeto de cinco faixas que possui previsão de lançamento para o mês de março.

A música aborda o tema de um relacionamento indeciso, porém, muito intenso. O responsável pela produção musical é Nikov, com mixagem e masterização via Cortex Audio Studio. A direção e edição do clipe ficou na conta de Alef Silva, tendo assistência de Victor Zarpa.

Bem Me Quer – Matheus Caettano [Prod. Nikov]


Udi Santos inicia 2021 com seu novo EP “Tríade”

É momento de cuidar de nós mesmos para cuidarmos do outro. Sendo assim, tivemos que manter corpo, mente e espírito em equilíbrio para nossa sobrevivência. É justamente esse o tema retratado no mais novo trabalho de Udi Santos, o EP “Tríade”.

Ao longo das três faixas podemos notar a presença de cada um desses pilares que nos mantém vivos. A faixa “CASH” abre o trabalho e representa o pilar corpo. Precisamos fortificar a nossa matéria, sentir o poder, obter o bem material que de alguma forma nos eleva e que ajuda a levantar os nossos. “ESPELHO” representa o pilar mente e trata-se do encontro consigo, a força desse momento, narrando a libertação da nossa mente diante dos padrões estéticos impostos pela sociedade que vivemos. “ODOYÁ” encerra o EP com um belo vídeo clipe gravado na Praia de Tubarão, em Salvador. A faixa representa o pilar espírito, o quanto a fé nos ajuda a seguir e nos fortalece na caminhada, essa é um agradecimento especial.

UDI – ODOYÁ


duo Severino dá toque de festa a fevereiro com “Ainda é Carnaval”

Em um ano atípico sem um dos feriados mais conhecidos do mundo, duo Severino lança “Ainda é Carnaval” para nos trazer um pouco da magia desse momento, com autoria, baixo e beat de Humberto Campos, voz e guitarra de Edson Freitas, trompete de Aurenir Java, violão de Maicon Gomes, mix e master de Igor Comério e produção de Jackson Pinheiro. A faixa, que desperta um ar saudosista e traz uma mensagem positiva em meio ao período conturbado que vivemos, ainda ganhou uma ilustração de Arian Motta.

“Ainda é Carnaval” integrará o EP ainda sem nome do grupo, previsto para ser lançado no dia 02 de abril.

Nos vemos semana que vem com mais um GIRO Kalamidade!

%d blogueiros gostam disto: