#04 – GIRO Kalamidade

A quarta edição do GIRO tá no ar com tudo o que rolou nessa semana. Vem conferir.

Salve, família. Vamos que vamos, dar continuidade ao quarto GIRO Kalamidade. Nessa semana recebemos no e-mail diversos lançamentos da cena nacional. Segue comigo pra saber mais!

Marcola Bituca lança single em homenagem ao Samba-Reggae

Celebrando o impacto do Samba-Reggae no movimento artístico e cultural da década de 90, o artista baiano Marcola Bituca lançou, em parceria com o cantor Kolx, o single “Cristal”, unindo gravações originais do Olodum ao Trap. A inovação partiu do produtor Yan Santana, da Mouseion Beats.

Eu acredito que o Samba-Reggae foi o principal movimento artístico e cultural de expressão dos anos 90. – Marcola Bituca

As imagens utilizadas no vídeo clipe são do Cultne, o maior acervo digital de cultura negra da América Latina, e mostram Carlinhos Brown e Neguinho do Samba no arrastão com o Olodum no carnaval de 1996.

Marcola Bituca – Cristal (part. kolx)

2:22 abre os trabalhos de seu novo EP com clipe duplo

O duo 2:22 (Duas e Vinte e Dois), formado por Aura Soul e Diego Amani lança, em 2021, seu segundo EP. Os beats autorais, as vozes e os instrumentos se somaram para transmitir sensações desde o seu nome: “15ºC”.

A faixa “Quarantine” reforça o quão atípico foi esse momento coletivo de reclusão com versos como:

Não é como os outros anos
Isso é demais, que bom que enxergamos.

E então “Contraste” faz um convite:

Cê tá afim de uma novidade além do caos que vendem?

E garante que:

Há sempre o lado bom

Essas duas músicas se uniram em um videoclipe produzido pelo estúdio CostaKent. O audiovisual guia ao encontro, seja do som ou de uma boa companhia.

O EP completo será lançado no dia 12 de fevereiro e conta com seis faixas que exploram os sentimentos e o sensorial de quem as ouve. O tempo e as temperaturas são elementos presentes, e relembram o quanto devemos sentir e aproveitar cada momento. Os “15ºC” vem para arejar os pensamentos e relaxar.

2:22 – QUARANTINE/CONTRASTE

Está no ar “Fica Essa Noite”, de Léo da Bodega e AkZinho

Léo da Bodega acaba de estrear o single “Fica essa Noite” em parceria com AkZinho, produtor e amigo com quem morou durante os cinco primeiros meses da quarentena. Os dois mergulham em uma estética Disco e saem da zona de conforto, aproveitando o isolamento social para explorar a criatividade e produzir.

Eu penso nesse trabalho como se fosse um diário que eu achei durante a pandemia, em que eu reli algumas coisas sobre mim, e também construí coisas novas. – Léo da Bodega

Com um trabalho voltado para o Trap, mas utilizando os recursos culturais da cidade, ele vem ressignificando o Trap Olindense. “Fica essa Noite” é a faixa bônus da “Mixtape Léo da Bodega” prevista para estrear no dia 10 de fevereiro em todas as plataformas digitais. A música é uma aposta do artista já que tem estética diferente do restante do trabalho.

Léo da Bodega e AkZinho – Fica essa Noite

Lumière inicia os trabalhos em 2021 com “Existe Algo Mais”

Após o lançamento de “Começo do Fim” e “Abrigo” no ano passado, a banda Lumière libera “Existe Algo Mais”, faixa que abre caminhos para o primeiro EP do grupo intitulado “Pega a Visão”.

A faixa é um protesto contra a robotização causada pelo uso excessivo da internet, em especial as redes sociais, que ao mesmo tempo que diminuem a distância – principalmente durante a pandemia – , também manipulam mentes e “transformam” pessoas em números na insana corrida por seguidores e curtidas.

Estamos muito empolgados pra colocar na rua. É um trampo que começou antes da pandemia e foi se desenvolvendo durante, e a gente tentou entender como fazer. Esse trabalho reúne tudo o que a gente aprendeu durante a pandemia, o que a gente experimentou, porque não foi fácil pra ninguém… e o que a gente percebe é que estamos numa batalha. Tem muita coisa acontecendo no mundo, muitas pessoas lutando pra sobreviver e a nossa arte existe para se comunicar com elas. – Moah


Matheus Caettano libera “Bem Me Quer”, novo single que fará parte de seu EP

O artista Matheus Caettano, de 23 anos, da zona norte de São Paulo, é mais um cantor comprometido com o cenário do R&B nacional.

O novo material do cantor batizado “Bem Me Quer”, é um trabalho que representa o segundo audiovisual liberado pelo artista, e que também faz parte de seu primeiro EP batizado “NEON”, projeto de cinco faixas que possui previsão de lançamento para o mês de março.

A música aborda o tema de um relacionamento indeciso, porém, muito intenso. O responsável pela produção musical é Nikov, com mixagem e masterização via Cortex Audio Studio. A direção e edição do clipe ficou na conta de Alef Silva, tendo assistência de Victor Zarpa.

Bem Me Quer – Matheus Caettano [Prod. Nikov]


Udi Santos inicia 2021 com seu novo EP “Tríade”

É momento de cuidar de nós mesmos para cuidarmos do outro. Sendo assim, tivemos que manter corpo, mente e espírito em equilíbrio para nossa sobrevivência. É justamente esse o tema retratado no mais novo trabalho de Udi Santos, o EP “Tríade”.

Ao longo das três faixas podemos notar a presença de cada um desses pilares que nos mantém vivos. A faixa “CASH” abre o trabalho e representa o pilar corpo. Precisamos fortificar a nossa matéria, sentir o poder, obter o bem material que de alguma forma nos eleva e que ajuda a levantar os nossos. “ESPELHO” representa o pilar mente e trata-se do encontro consigo, a força desse momento, narrando a libertação da nossa mente diante dos padrões estéticos impostos pela sociedade que vivemos. “ODOYÁ” encerra o EP com um belo vídeo clipe gravado na Praia de Tubarão, em Salvador. A faixa representa o pilar espírito, o quanto a fé nos ajuda a seguir e nos fortalece na caminhada, essa é um agradecimento especial.

UDI – ODOYÁ


duo Severino dá toque de festa a fevereiro com “Ainda é Carnaval”

Em um ano atípico sem um dos feriados mais conhecidos do mundo, duo Severino lança “Ainda é Carnaval” para nos trazer um pouco da magia desse momento, com autoria, baixo e beat de Humberto Campos, voz e guitarra de Edson Freitas, trompete de Aurenir Java, violão de Maicon Gomes, mix e master de Igor Comério e produção de Jackson Pinheiro. A faixa, que desperta um ar saudosista e traz uma mensagem positiva em meio ao período conturbado que vivemos, ainda ganhou uma ilustração de Arian Motta.

“Ainda é Carnaval” integrará o EP ainda sem nome do grupo, previsto para ser lançado no dia 02 de abril.

Nos vemos semana que vem com mais um GIRO Kalamidade!

Leia Mais
20 anos de Pau de Dá em Doido! 20 anos de Rua!
20 anos de Pau-de-dá-em-doido! 20 anos de Rua!
%d blogueiros gostam disto: