Giro Kalamidade
Giro Kalamidade

#02 – GIRO Kalamidade

A segunda edição do GIRO tem videoclipe, livro, beattape, podcast, lovesong e good vibes!

Falando sobre alguns dos principais lançamentos da semana em tudo aquilo que diz respeito à cena brasileira, o nosso segundo GIRO vai levar vocês para um videoclipe de A Vida de Axel Alberigi Parte II. Vamos também conhecer mais sobre a Batalha da Matrix no livro “Rap, Cultura e Política”. Em Salvador, conheceremos mais sobre o Rap soteropolitano com a segunda temporada do podcast Reg de Rap. E ainda tem uma pancada de música nova, e boa, pra gente curtir.

Então bora!

GIRO Kalamidade da semana!

Marimbondo: um filme d’A Vida de Axel Alberigi

No final de 2020, o rapper de Jacareí, A.X.L voltou de forma inesperada entregando ao público o seu segundo disco de estúdio e também a segunda parte da aguardada trilogia A Vida de Axel Alberigi, “Parte II: Tudo de Novo”, um dos melhores e mais celebrados discos do ano.

Agora, continuando os trabalhos com o primeiro lançamento de 2021, A.X.L entregou o videoclipe para a segunda faixa do disco, “Marimbondo”. Contando com as belas ilustrações de Marcílio Pires e uma edição cirúrgica do Studio Dokkodo, o vídeo adapta as narrativas de A.X.L para as histórias em quadrinho, apresentando um novo universo para as histórias do disco, remontando as ruas de Jacareí e dando vida às personagens da Vida de Axel.

Ainda esperamos um merecido filme da Vida de Axel, mas enquanto essa obra não chega, não deixem de conferir o clipe de “Marimbondo”, que adaptou os versos de A.X.L com muita força e identidade para as histórias em quadrinhos.

Livro “Rap, Cultura e Política”, conta história da Batalha da Matrix e a estética da superação empreendedora

O Mestre e Pesquisador de São Bernardo do Campo Felipe Oliveira Campos, mais conhecido como Felipe Choco, integrante da dupla de Rap Sarksmo & Choco, lançou o seu primeiro livro: “Rap, Cultura e Política: Batalha Da Matrix e a estética da superação empreendedora”.

Na obra o autor busca analisar a proliferação das Batalhas de MC por todo o Brasil, oferecendo uma série de interpretações sobre os diversos processos que envolvem o crescimento dessa cultura, atrelada às transformações digitais pelas quais a produção e a indústria musical estão passando.

Como o foco da sua análise são as batalhas, Choco pesquisou a fundo a Batalha da Matrix de São Bernardo do Campo, que acontece semanalmente há oito anos na cidade. O livro foi lançado pela Editora Hucitec, através do projeto Diálogos da Diáspora junto a outros livros de autores e autoras negras e indígenas.

A obra traz ainda um prefácio de Daniela Vieira dos Santos, apresentação do Emicida e texto de orelha de Deivison Nkosi, além das ilustrações de Edson Ike e arte gráfica do DJ Tales Mulatu.

Adquira o seu exemplar de “Rap, Cultura e Política”.

Coletivo Same Sense reúne 12 produtores na beattape “INSOMNIA”

No final de 2020 o coletivo nacional de beatmakers Same Sense idealizou o projeto “INSOMNIA”, uma beattape que reuniu 12 produtores apresentando as suas perspectivas e reflexões através do som, sobre as diferentes energias que acompanharam os artistas durante esse ano caótico.

Agora o projeto está na rua e conta com nomes como Leomachion, Move da Beat, Fatgroovy, By oG, Monstrin, Bao, Chapa, Drinbeats, ÆSK, DJFWAIT, Poska e Diogo Ogo, a tape traz também o fotógrafo Júlio César para compor a capa de “INSOMNIA”.

Fazendo uma grande homenagem ao Boom Bap, e abusando dos Samples, os produtores conduziram a tape com muita autenticidade, combinando as ideias e vontades com suas grandes referências que passam por gigantes como J Dilla, Madlib, Pete Rock, MF DOOM, Kamau, entre outros.

Chega junto pra ouvir as reflexões desses produtores na beattape “INSOMNIA”:

Podcast Reg de Rap está de volta para a segunda temporada

Histórias, personagens, casos, acasos e resenhas do Rap soteropolitano, é sobre isso que o Podcast Reg de Rap busca falar. Tudo isso numa troca de ideias leve, aprofundada e inédita que já está garantida para uma segunda temporada.

Criado pelo rapper Wall Cardozo, o podcast dá detalhes do desenvolvimento da cultura Hip-Hop em Salvador ao longo de quase 30 anos. A primeira temporada conta com quatro episódios, disponibilizados nas principais plataformas digitais.

Vozes como do pesquisador Jorge Hilton e da rapper Mirapotira ajudam a contar algumas histórias que você provavelmente ainda não conhece sobre a cena local. A segunda temporada do podcast já estreou abordando os bastidores do Rap, com uma entrevista com Laísa Gabriela, jornalista e assessora de imprensa que já atuou com diversos artistas da cena nacional. Confira:

Gravadora In Mundo lança faixa “Flores” com Zabú e Smxly

A recém-lançada gravadora In Mundo começou o ano soltando a lovesong “Flores”, com participação do MC e Produtor de Campos dos Goytacazes Zabú junto com Smxly.

Produzido, mixado e masterizado pelo próprio Zabú, que trouxe um instrumental de Jazz em uma pegada Lo-Fi, o single é acompanhado pela arte e animação de Amanda Treze, que reforça a vibe de amor e verão, tão marcante na faixa.

Nos versos, Zabú e Smxly viajam por situações dos seus próprios relacionamentos, mostrando diferentes pontos de vista, destacando detalhes, e sampleando o flow da clássica “Princesa” de MC Marcinho no refrão.

Então aperta o play na lovesong “Flores”, de Zabú e Smxly:

Deivão da ZS lança primeiro trabalho do ano

Diretamente de Embu das Artes, Deivão da ZS acaba de lançar o seu primeiro trabalho de 2021, o single good vibes “Paz, Amor & Fumaça”.

Produzido por Lil Boy, e mixado e masterizado por Aka F.A.R, o som traz versos de positividade, persistência e tranquilidade em meio ao cenário atual, e também em relação à caminhada do MC.

O single foi lançado junto com um clipe dirigido e gravado por Will Ferreira, com edição do DonMapriz, diretamente do Estúdio P7, e mostra Deivão em sua caminhada cercado pelos que acreditam e seguem apoiando o seu corre.

Nas palavras do próprio MC:

A faixa P.A.F retrata a tranquilidade em meio a toda pressão que é estar começando a sua carreira onde quase ninguém te dá a verdadeira atenção devida, onde pessoas que nunca escutaram seu som te julgam sem saber do que se trata e simplesmente menosprezam sem saber que toda bomba tem um estopim.

Dá aquele confere no single “Paz, Amor & Fumaça”:

E essa foi mais uma edição do GIRO Kalamidade. Fiquem ligados e não deixem de acompanhar porque semana que vem tem mais!

Tem alguma sugestão de pauta para incluirmos no GIRO? Dá aquela conferida na nossa linha editorial aqui no site e envie um e-mail com o release para contato.kalamidade@gmail.com.

Tamo junto, família!

%d blogueiros gostam disto: