Pega a visão: Conheça o corre do Marcão Baixada

A produção musical surgiu como uma necessidade do Rapper independente.

Marcão Baixada mergulhou no universo da produção musical, tentando entender as etapas do processo para realizar as próprias composições.

Embora, atualmente seja relativamente simples conseguir beats free na internet e estúdios de baixo custo, nem sempre foi assim. Muitos artistas independentes para produzirem seus sons tiveram que buscar alternativas para superar as dificuldades técnicas e afins. Foi essa realidade que motivou muitos rappers a se aventuraram no universo da produção musical.

Esse foi o caso do Marcão Baixada, atualmente um dos principais rappers da baixada fluminense, no Rio de Janeiro. Marcão também possui uma longa caminhada no universo da produção musical. Seus trabalhos incluem seus próprios eps e álbuns e músicas para o Cartel MCs, F2l, Thiago elniño, Luccas Carlos.

Caminhada de Marcão Baixada

Pouco depois de perceber que precisaria fazer mais que rimas, Marcão foi convidado a participar do curso de produção musical ministrado pelo Instituto Enraizados, isso em 2010, dando assim o primeiro passo de uma longa caminhada.

Marcão Baixada

No ano seguinte começou a produzir seus beats. Marcão Baixada iniciou usando e abusando das técnicas de sample. E foi assim que após mostrar alguns beats para o Luccas Carlos nasceu a faixa Selva, lançada em 2012.

Entre 2013 e 2014, com a constante melhora na qualidade das suas produções, o grupo Cartel Mcs escolheu um de seus beat para uma música. A música em questão contou com participação especial do Marcelo D2. Trata-se da faixa “Hora do Troco” que faz parte do álbum Sin City, é considerada um divisor de águas na sua carreira, em especial na carreira de Beatmaker, de acordo com o próprio Marcão.

Chegando em 2016, com um EP e alguns singles lançados, Marcão participou do Ghettu music camp. Esse que é um projeto que reuniu artistas, DJs e produtores do Rio de janeiro. Essa experiência possibilitou expandir suas habilidades como Mc e produtor. Além disso, proporcionou a possibilidade de firmar parcerias, em especial com o DJ LN. DJ LN posteriormente produziu a faixa “Daytona”, que compõe a tracklist do seu primeiro álbum, “Bastidores de uma vida aleatória”, lançado ainda em 2016.

Marcão Baixada por Paulo Barros
Marcão Baixada por Paulo Barros

Novas trilhas

Em 2019 Marcão participou do projeto Carnaval tá aí, do Lauro, sendo considerado por ele como um novo marco na sua carreira de produção musical. Essa foi a primeira vez que Marcão Baixada assinou a direção artística de um projeto, bem como a produção musical e engenharia de mixagem. 

A produção musical surgiu como uma necessidade de um Rapper independente. Nasceu da busca por conseguir dar vida às suas letras, e hoje é parte integrante da carreira artística do Marcão Baixada. A playlist abaixo reúne as principais produções dele, incluindo as músicas que foram citadas aqui, aproveita pra conhecer melhor o trabalho desse grande artista.

%d blogueiros gostam disto: